Elon Musk disse nesta segunda-feira (11) que sua startup de inteligência artificial, a xAI, abrirá o código-fonte do “Grok”, concorrente do ChatGPT, nesta semana — dias depois de ter processado a OpenAI por “abandonar sua missão original em favor de um modelo de negócios com fins lucrativos”.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Musk cofundou a OpenAI, dona do ChatGPT, em 2015, mas deixou a empresa atualmente apoiada pela Microsoft três anos depois.
Leia também:
- Conheça 5 mulheres líderes em tecnologia e inovação no Brasil
- Na vitrine global de inovação, Brasil expõe tecnologia de ponta e a força da favela
- Coisas que eu não entendo: ASMR (ou os barulhos feitos para engajar)
“Esta semana, a @xAI abrirá o código-fonte do Grok”, disse Elon Musk na rede social X:
This week, @xAI will open source Grok
— Elon Musk (@elonmusk) March 11, 2024
A medida pode dar ao público acesso gratuito para experimentar o código por trás da tecnologia e alinha a xAI com empresas como Meta e Mistral, ambas com modelos de IA de código aberto.
O Google também lançou um modelo de IA chamado Gemma, que os desenvolvedores externos podem moldar de acordo com suas necessidades.
Embora a tecnologia de código aberto possa ajudar a acelerar as inovações, alguns especialistas têm alertado que os modelos de IA de código aberto podem ser usados por terroristas para criação de armas químicas ou até mesmo para o desenvolvimento de uma superinteligência consciente além do controle humano.
Musk disse na Cúpula de Segurança de IA do Reino Unido, no ano passado, que quer estabelecer um “árbitro terceirizado” que possa supervisionar as empresas que desenvolvem IA e alertar em caso de preocupações.
Buscando uma alternativa à OpenAI e ao Google, Musk lançou a xAI no ano passado para criar o que ele afirma ser uma “IA de busca máxima da verdade”. Em dezembro, a startup lançou o Grok para assinantes da rede social do bilionário.