A Renault não foi Renault no Brasil por muitos anos. Os mais antenados no mundo automotivo já sabem que Sandero, Logan e Duster são carros vendidos na Europa pela subsidiária de baixo custo da companhia, a romena Dacia. O Captur, apesar do visual semelhante ao do europeu, foi também criado a partir da plataforma da empresa do Leste Europeu. E o Kwid é indiano.
Veja fotos dos novos modelos da Renault:
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Foto: divulgação Renault Kardian
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Foto: divulgação Com o Kardian, Renault quer resgatar identidade própria no Brasil
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Foto: divulgação Plataforma do Kardian é uma adaptação da CMF, a mesma usada no Clio e no Captur europeus
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Foto: divulgação No Brasil, arquitetura foi batizada de Plataforma Modular Global
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Foto: divulgação Serão cinco cores externas: branca, dois tons de cinza, preta e laranja
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Foto: divulgação Com 4,12 metros de comprimento, o Kardian é um SUV compacto com dimensões de hatch
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Foto: divulgação Quanto às demais dimensões, são 1,60 m de altura e 2,60 metros de entre-eixos
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Foto: divulgação Painel digital é de 7″; central multimídia tem 8″
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Foto: divulgação Motor 1.0 turbo está acoplado a câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem
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Foto: divulgação Renault Kardian
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Foto: divulgação Sucessora da Oroch, Niagara será híbrida e terá tração integral
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Foto: divulgação Versão final será produzida na Argentina, junto com a nova geração da Alaskan
Renault Kardian
Com o Kardian, a Renault quer voltar a ser ela mesma no mercado nacional. Ainda não chegou o momento de termos, produzidos aqui, os mesmos carros da Europa Ocidental, como foi no passado. Porém, a plataforma do carro é uma adaptação da CMF, a mesma usada no Clio e no Captur europeus.
Essa base, que a Renault está chamando de nova, foi batizada pela montadora de Plataforma Modular Global. Ela será usada no Marrocos, na Turquia e na Índia, além da planta de Curitiba, no Brasil. Dará origem a cinco produtos, com comprimentos entre 4 e 5 metros e entre-eixos entre 2 e 3 metros.
O primeiro dessa nova família é o Kardian, SUV que vem concorrer com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. O modelo chega em março ao mercado brasileiro e representa uma evolução tecnológica ante a atual linha da Renault. Entre os destaques, estão os inúmeros sistemas de assistência à condução – são quase dez.
Depois do Kardian, deverá vir a sucessora da Oroch. O protótipo deste modelo foi apresentado junto com o SUV no Rio de Janeiro, em evento comandado pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive, no Museu do Amanhã. Batizada de Niagara, ela mostra a possibilidade de eletrificação dessa plataforma.
Além do motor a combustão, a Niagara tem dois elétricos, um com bateria de 48V, na frente, e outro atrás. Este usa bateria recarregável na tomada e forma o sistema de tração 4×4. “Neste momento, estamos mais interessados na eletrificação para ter sistemas de tração integral”, disse Cambolive durante entrevista no evento.
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A versão final da Niagara será produzida na Argentina, junto com a nova geração da Alaskan. Porém, não está confirmado que trará o sistema de propulsão do protótipo. Afinal, ele foi criado não apenas para antecipar a sucessora da Oroch, mas principalmente para mostrar as possibilidades que esta base apresenta.
De agora em diante, a Renault não usará mais a nova plataforma da Dacia no Brasil. Todos os produtos que chegam até 2027 serão feitos sobre a base modular global. O Duster continua sendo vendido por enquanto, assim como o Sandero Stepway. Já o Captur seguiu os passos do Logan e das demais versões do Sandero: saiu de linha nesta quarta-feira (25).
Hatch, mas chama de SUV
Com 4,12 metros de comprimento, o Kardian é um SUV compacto com dimensões de hatch, como o Pulse. Portanto, atuará em um segmento abaixo do ocupado por Tracker, T-Cross, Creta, HR-V, Renegade e outro SUV Renault, o Duster.
Os preços só serão revelados em março, e haverá diversas versões. Por enquanto, só foi mostrada a completa, com diversas tecnologias de assistência à condução (ADAS), novo motor 1.0 turbo e câmbio automatizado de seis marchas e duas embreagens.
O novo 1.0 turbo será produzido no Brasil. Tem 125 cv e 22,4 kgfm. Já a transmissão é chinesa. Quanto ao design, o Kardian traz ao Brasil a nova identidade global da Renault, com o logotipo que estreou, aqui, no importado Megane e-tech.
O conjunto óptico tem duas partes. A de cima, fina, é para os faróis de uso diurno. Os principaís, abaixo, são full-LEDs. As rodas são de 17 polegadas e há cinco cores externas: branca, dois tons de cinza, preta e laranja.
Interior e tecnologia
Quanto às demais dimensões, são 1,60 m de altura e 2,60 metros de entre-eixos. O porta-malas tem 358 litros. O espaço traseiro não impressiona. Não há saída de ar para essa parte do carro, mas os passageiros podem contar com duas entradas USB-C – além de outras duas na frente.
Carregador de celular por indução também está disponível. O painel do modelo apresentado é digital, com tela de 7″. O multimídia tem monitor de 8″. Android Auto e Apple CarPlay têm conexão sem fio.
Há opção de mudar a iluminação interna das portas – são oito cores. Outros destaques são o console suspenso e a pequena alavanca do câmbio.
Entre os sistemas de assistência à condução disponíveis, há controlador de velocidade adaptativo, sensor de ponto cego e frenagem autônoma de emergência. Outro destaque é a câmera 360 com vista aérea.