As vendas globais de smartphones estão crescendo, mas a estrela do mercado nos últimos três meses não foi nem a Apple nem a Samsung. Foi a marca chinesa Xiaomi.
A nova companhia liderada pelo bilionário Lei Jun alcançou um memorável Market share global de 5% nos últimos três meses, de acordo com a Strategy Analytics. Atualmente o valor do Market share aumentou para 5,1%, comparado a 1,8% no mesmo período ano passado.
É a primeira vez que a Xiaomi pulou para a quinta posição no mercado global, segundo Woody Oh, da Strategy Analytics, o que é extraordinário, considerando que a empresa tem apenas quatro anos de existência. “Os modelos de smartphone da Xiaomi são muito populares no mercado chinês”, conta Oh.
O CEO da empresa é conhecido por imitar o estilo de apresentação de Steve Jobs, inclusive concluindo um lançamento público recente com o famoso dizer de slides da Apple: “mais uma coisa”. O smartphone da empresa Mi4 tem grande semelhança com o iPhone e o website da marca tem diversas semelhanças com o da Apple. Esse estilo de cópia parece estar irritando algumas pessoas, mas está funcionando.
A Samsung continua como líder global de smartphones com 25,2% de Market share, seguida da Apple com 11,9%, Huawei com 6,8% e Lenovo com 5,4%.