Grandes nomes estão no topo do ranking de empregadores mais atraentes do mundo, mas, de acordo com um relatório, divulgado pela pesquisa global e empresa de consultoria Universum, é o ambiente no interior do edifício e não o nome do lado de fora que é mais atraente para os estudantes de hoje.
A característica que se mostrou mais atraente para os alunos era um “ambiente de trabalho criativo e dinâmico”, que vem em primeiro lugar entre os estudantes de engenharia e em quarto lugar entre os estudantes de negócios.
“Um ambiente de trabalho amigável” também carregava peso em ambas as categorias, que, de acordo com o CEO da Universum, Petter Nylander, é “uma característica desta geração, não importa onde quer que estejam no mundo, é importante ter uma abordagem diferente para o trabalho.”
O Google foi classificado como o empregador mais atraente entre os dois grupos de estudantes, mas entre estudantes de engenharia, empresas automotivas estão subindo no ranking. “Como as tecnologias automotivas se tornam mais sofisticadas, as empresas de automóveis não são mais vistas como lugares antigos e tradicionais para se trabalhar”, disse Nylander.
A empresa de contabilidade Big Four afirmou que os cinco primeiros lugares entre os estudantes de negócios foram EY, Deloitte, KPMG, PwC , após o Google, como sendo os empregadores mais atraentes para esse grupo.
Os estudantes pesquisados tendiam a colocar um nível de importância sobre a remuneração e promoção que é inversa à do PIB do seu país, ou seja, os estudantes de países com PIB mais alto, davam menos ênfase na compensação e promoções. As mais notáveis exceções a esse padrão foram a Rússia, que tem um PIB de nível médio, e no Japão, que tem alto PIB e os alunos colocaram um valor extremamente elevado sobre a remuneração.