Jay Z colocou suas garras na Aspiro, empresa-mãe sueca de dois serviços de streaming de música, WiMP e TIDAL. A oferta, de US$ 56,2 milhões, foi 59,1% acima do valor das ações fechado na quinta-fera (29). A proposta do rapper foi aceita na manhã desta sexta-feira (30) e as ações da companhia cresceram 76% desde o anúncio da aquisição.
Os detalhes da negociação estão sendo feitos por meio da Project Panther Bidco, uma subsidiária da S. Carter Enterprises, e a transação precisa ser aprovada pelos acionistas. Um porta-voz da compradora disse que a “ambição estratégica” agora é fazer a empresa crescer e melhorar sua tecnologia e serviços.
No site, o WiMP oferece recomendações editorias por meio de equipes locais em cada país, o que pode ser um sinal de que o marido de Beyoncé pretende integrar seu site Life and Times ao seu novo serviço. A companhia também opera uma plataforma de vídeo, RADR Music, que fornece clipes e performances ao vivo para “empresas de mídia online”.
O WiMP foi lançado em 2011 como concorrente para o Spotify, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo de sua adversária. Enquanto o serviço da Aspiro tem 512 mil usuários pagantes inscritos, o site de Daniel Ek tem 15 milhões. Em breve, mais um retornará para a disputa, o Beats, comprado pela Apple por US$ 3 bilhões no ano passado.
TIDAL, um serviço premium voltado para amantes de música, descreve-se como “o primeiro serviço de streaming de música que combina a melhor qualidade de som de alta fidelidade, vídeos com imagem em alta definição e uma curadoria especializada .”
Os serviços de streaming online seguem substituindo o download: a venda de álbuns e faixas para download caiu 12,5% e 9,4%, respectivamente, em 2014, enquanto os números do streaming aumentaram em 56 milhões no ano passado.
Apesar de nenhuma empresa de streaming on-demand ter gerado lucro até o momento, está claro em que direção o vento está soprando e Jay Z sabe como aproveitar o embalo.