Em seu discurso no Globo de Ouro deste ano como vencedora da categoria de “Melhor Série de Televisão – Comédia ou Musical”, Jill Soloway, o criadora de “Transparent”, agradeceu Jeff Bezos. Foi uma menção nada marcante no início de um discurso emocionado. No entanto, o fato de que o bilionário da tecnologia estava presente em um discurso em um evento como este representa uma enorme mudança no mercado de conteúdo.
“Transparent” é uma série estrelada por Jeffrey Tambor como Maura Pfefferman, um pai de Los Angeles que no primeiro episódio admite a sua família que ele se identifica como sendo mulher. A série é produzido pela Amazon Studios Instant Video. “Transparent” se tornou a primeira produção on-line a ganhar o prêmio de melhor série. Tambor também venceu como melhor ator e Kevin Spacey venceu por seu papel em “House Of Cards”, da Netflix. Isso mostra que os serviços on-demand estão ocupando seus lugares.
Se tudo isso aconteceu, por que então na segunda-feira as ações da Netflix encerraram em baixa de 3,2% e ações da Amazon.com em baixa de 1,9%? Este mercado abriu em baixa na segunda-feira (19) logo após as inúmeras premiações. “A premiação foi apenas uma boa notícia para os dois”, afirma Cathie Wood, fundador e CEO da startup Ark Investment Management. “Para quem viu o Globo de Ouro e não tinha uma conta no Netflix ou na Amazon, esta foi provavelmente mais uma jogada de publicidade”.
A série de Jill Soloway só está disponível para as famílias que usam a Amazon Prime, uma assinatura anual de US$99, oferecido de graça durante dois dias. “Esta é apenas uma dobra em seu serviço Prime. Eles estão tentando mostrar o serviço Prime e fazer com que ele seja uma escolha implícita dos usuários”, diz Wood. “Os clientes Prime gastam muito mais do que os outros clientes, por isso é do interesse da empresa trazer o Prime e tornar o serviço o mais interessante possível. A série é uma dessas tentativas”.