Jay Z não é o músico mais bem informado quando o assunto é tecnologia, mas ele não se envergonha disso. Ele não possui perfil oficial no Instagram, quase nunca envia um tweet. Por isso, a notícia de que ele investiu US$ 56 milhões no Aspiro, uma empresa de música streaming relacionada ao WiMP e ao Tilt, pode ser surpresa para muitos.
Agora um executivo da S. Carter Enterprises, empresa do rapper, afirmou que há, sim, interesse por parte de Jay Z de adquirir a Aspiro. É claro que a estrela está apostando no intenso nível de interesse pelo serviço, que promete oferecer música com uma qualidade muito maior que o Spotify, por exemplo.
Apesar disso, a Aspiro ainda tem um longo caminho pela frente. O Spotify tem mais de 60 milhões de usuários, sendo que 15 milhões pagam pelo serviço. A WiMP por sua vez, tem meio milhão de usuários na Europa e ainda não encontrou seu espaço. A Tidal entrou no mercado em setembro e ainda não divulgou seu número de usuários mas cobra US$ 20 por mês.
O sucesso do investimento de Jay Z dependerá exclusivamente de saber se as pessoas são capazes de diferenciar uma música de baixa e alta qualidade. No mais, a Aspiro pode ser somente um presente do cantor para ele mesmo.