Como você e o resto do mundo, a equipe da startup curitibana Beenoculus não aguentava mais esperar pelo lançamento do Oculus Rift. “Fomos um dos primeiros investidores do projeto, quando ainda estava no Kickstarter. Estávamos cheio de ideias prontas para serem desenvolvidas, mas sem o meio para isso porque o Rift demorou muito para chegar”, explica José Terrabuio Junior, cofundador e chefe de inovação da empresa. A solução? Simples: criar o próprio óculos.
Assim nasceu o primeiro óculos de realidade virtual brasileiro. Com design parecido com o pioneiro Rift, o Beenoculus é um suporte com lentes especial que pode ser acoplado a qualquer smartphone com função estereoscópica (iPhones, Galaxy S4 e S5 e Moto G, por exemplo). Mais do que a promessa de uma experiência imersiva, o que chama atenção no modelo tupiniquim é o preço: R$ 99,00, bem inferior ao de outras marcas.
O produto foi lançado recentemente na CES, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, deste ano na Eureka Park, área destinada apenas às startups mais inovadoras do mundo – e a Beenoculus foi a única brasileira a expor no evento.
A realidade virtual dos óculos abre uma gama imensurável de conteúdos que podem ser explorados, mas o foco da startup é na educação. A Beenoculus está desenvolvendo, em parceira com a o departamento de medicina da Universidade de São Paulo (USP), o Projeto Homem Virtual, que possibilita que o usuário faça uma viagem pelo corpo humano. A intenção é continuar criando maneiras de fazer com que o aluno assimile o conteúdo em primeira pessoa, facilitando todas as etapas do aprendizado.
Um dos objetivos da startup ao criar o óculos é democratizar a realidade virtual no Brasil. Por isso, é possível adquirir um kit SDK para o desenvolvimento de jogos e aplicativos para o Beenoculus (tanto para Android quanto iOS). Além do aparelho, a versão para desenvolvedores também traz fones de ouvido e controle manual e sai por R$ 499,00.
Todos os produtos podem ser adquiridos no site da empresa. Para quem quiser conhecer o Beenoculus mais de perto, a startup está no stand da Universidade Estácio na Campus Party 2015 até o fim do evento, no dia 8 de fevereiro.