Joann Muller
Quem compra um carro não quer um sistema complexo, difícil de mexer. As pessoas querem a mesma facilidade que têm com seus smartphones. Por isso, há algum tempo a Ferrari passou a oferecer o Apple CarPlay, que deixa a tela do carro similar à do iPhone, com os ícones quadrados e fácil de mexer.
Nesta semana, a Hyundai anunciou que lançará o sistema Android Auto, feito pelo Google. O primeiro carro com o dispositivo será o Sonata 2015.
A CEO da Gemeral Morots, Mary Barra, disse que os carros da Chevrolet terão parceria tanto com a Apple quanto com o Google. Assim, 14 modelos de carro terão a disponibilidade para operar de acordo com o smartphone do motorista.
“Para muitos de nós, os celular são essenciais”, disse Barra em uma declaração. “Fazer parceria tanto com a Apple quanto com o Google mostra como a Chevrolet continua democratizando a tecnologia que é importante para nossos clientes.” Os 14 modelos escolhidos pela marca representam 51% das vendas da Chevrolet no último ano. Entre os escolhidos estão o Cruze, Malibu, Camaro, Volt e Spark e as versões com CarPlay ou Android Auto estarão disponíveis a partir do meio de 2016.
O CarPlay e o Android Auto funcional conectando o smartphone ao carro com um cabo USB. Ao apertar o botão com o nome do sistema, a tela se torna similar ao display do celular. O dispositivo da Apple tem os mesmos ícones, como telefone, mensagens, mapas, contatos, calendário, música e outros. O Android Auto é bastante parecido, mas é todo construído em torno do Google Maps e do Google Now. É possível usar também WhatsApp, Skype e mais aplicativos. Ambos os sistemas podem ser operados por comando de voz, para evitar que os motoristas se distraiam.
A Ford também promete ter os dois sistemas em seus carros até o fim de 2016.