Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Livros de colorir são 8 dos 10 de não-ficção mais vendidos no Brasil

Livros de colorir são 8 dos 10 de não-ficção mais vendidos no Brasil

Grupo Editorial Record já vendeu 260 mil exemplares de livros de colorir

Redação
22/05/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Anita Efraim

Divulgação

Divulgação

Não é novidade que os livros de colorir para adultos estão fazendo sucesso no mercado, mas a febre é ainda maior do que parece. De acordo com a publicação especializada em livros Publish News, na última semana, oito dos dez livros de não-ficção mais vendidos são de colorir.

Diversas editoras aderiram ao novo gênero, mas a que está em primeiro lugar foi a pioneira, a Sextante, com Jardim Secreto e, em seguida, Floresta Encantada. A Editora Alaúde é a terceira colocada no ranking. Ibraíma Tavares, editora-executiva da Alaúde, explica que a concorrente levou vantagem porque saiu na frente. “A Sextante foi a primeira, lançou em novembro do ano passado. Nós lançamos em fevereiro, fomos os segundos a fazermos sucesso”, justifica.

Ibraíma conta que conheceu os livros em uma feira em Frankfurt, em 2014. “Na Europa, os livros já eram um grande sucesso. Achei o projeto bacana, com potencial e resolvi apostar”, conta. A editora comprou os direitos dos livros e eles foram publicados no Brasil. Desde que o projeto foi realizado, a Alaúde quintuplicou a entrega às livrarias.

O grupo Editorial Record também aparece na lista com o livro “Mãe, te amo com todas as cores”, da BestSeller. O grupo já vendeu 260 mil exemplares de livros de colorir e pretende expandir o número. Em junho, a Record lançará o primeiro título feito no Brasil, “Ateliê fashion – Estampas para colorir”, da artista Rafaella Machado, que trabalha da editora Galera, parte da Record.

Rafaella é especializada em estamparia pela New York School of Visual Arts e conta que quando os livros foram lançados no Brasil, pensou em unir suas duas paixões: livros e estamparia.  “Tive uma semana para fazer 40 ilustrações”, conta.

Uma das explicações para o sucesso dos livros é o conceito de “mindfullness”, ideal budista que objetiva a aquietação da mente e se concentrar em apenas uma coisa. Ibraíma explica que a Editora Alaúde já tinha uma linha de livros de espiritualidade e que os livros de colorir se enquadraram muito bem nesse contexto. O primeiro título da BestSeller foi “Mindfulness, o livro de colorir”.

Christiane Garcia, de 43 anos, comprou o livro quando a moda estourou.  “Vi um monte de gente falando no Facebook e fiquei curiosa”, conta. Christiane acredita que a ideia de colorir para focar apenas uma atividade funciona: “pego a noite para fazer e ligo a televisão, mas acabo nem olhando para ela”. A vendedora é também estudante de pedagogia e nem sempre tem tempo para colorir, mas quando consegue fica mais de uma hora com o livro. “É um pouco um momento de fuga, porque você para de pensar nos seus problemas”, explica Christiane.

Como toda febre, é incerto que as publicações continuarão fazendo tanto sucesso quanto agora. Ibraíma acha que o número de vendas diminuirá, mas os livros podem ocupar um espaço no mercado daqui para frente. “É uma loucura, por isso eu acho que passa. Essa paixão toda acaba, mas se for um amor pode durar a vida inteira”, argumenta.

Para Rafaella Machado os livros de colorir devem ficar, porque criaram um novo mercado: “pessoas que não consumiam literatura e agora compram livros”. A artista explica que as publicações fazem parte de uma tendência chamada “livros interativos”.

Christiane acha que continuará pintando, porque relembrou o quanto gosta da atividade. “Quem sabe eu até compro outro quando acabar o meu.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • brasil
  • literatura

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

Últimas Notícias

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: as Perspectivas para a Inflação de Abril

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.