O renascimento do vinil no mercado musical foi uma surpresa. Depois de ter desaparecido, nos últimos cinco anos as vendas do formato aumentaram e a tendência parece que vai continuar. O que significa que muitos artistas estão optando por lançar seus álbuns em discos, mas isso pode ser difícil. Escolher o formato pode ser bom para bandas grandes com muitos seguidores, mas para músicos independentes não. Esses artistas estão lidando com os mesmo problemas que milhares de companhias tiveram por muitos anos: como saber se seus clientes querem mesmo certo item?
Um grupo de empresários japoneses quer acabar com essa dúvida. A startup Qrates pretende ser um serviço de prensa de vinil fácil. A empresa faz um orçamento para o músico, que escolhe as faixas do vinil, sua cor e a velocidade. Assim, as bandas podem ver se vale a pena o investimento no formato.
A Qrates então promove o lançamento e libera para que fãs façam um pedido antecipado do disco. Um mínimo de vendas de 100 unidades é estabelecido e caso o número seja ultrapassado, o vinil será produzido. Se a meta não é alcançada, o projeto provavelmente não é completado, mas os artistas decidem se querem pagar pelos discos excedentes.
A startup não se responsabiliza por todas as etapas de lançamento, eles são apenas uma combinação de prensa de disco com uma Kickstarter. Quem sabe, daqui alguns anos, a empresa não poderá oferecer seus serviços para outro formato de música que está desaparecendo, os CDs.