Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Facebook afirma que as fotos de perfil com arco-íris não serão usadas para vender anúncios

Facebook afirma que as fotos de perfil com arco-íris não serão usadas para vender anúncios

Ação de rastreamento não foi negada, mas a rede social afirma que a intenção da ferramenta não tem nada a ver com publicidade

Redação
30/06/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Getty Images

Getty Images

Seu feed de notícias do Facebook foi inundado de fotos coloridas graças à ferramenta do site que adicionava um filtro de arco-íris às imagens do perfil. Mais de 26 milhões de usuários – incluindo celebridades como Leonardo DiCaprio, Anne Hathaway e Arnold Schwarzenegger – usaram as fotos coloridas em apoio aos direitos LGBT após a legalização do casamento gay nos Estados Unidos.

Essas fotos receberam mais de 500 milhões de curtidas e comentários, de acordo com a rede social. Se esses números indicam algo é o fato de que o Facebook continua a acompanhar e a coletar as informações sobre seus usuários. Surgiu até a especulação de que a implementação dessa ferramenta seria um experimento de pesquisa para conhecer mais sobre o comportamento dos usuários para a plataforma de publicidade do site.

LEIA MAIS: Facebook investe em pesquisa de inteligência artificial com nova equipe em Paris

O rastreamento nunca foi negado, mas a rede social afirma que a intenção da ferramenta nada tinha a ver com publicidade. “Não foi um experimento ou um teste, mas algo que permitiu às pessoas mostrar seu apoio à comunidade LGBT no Facebook”, a companhia informou ao site Mashable. “Nós não vamos utilizar isso como uma forma de direcionar anúncios publicitários. A função dessa ferramenta não é obter informações sobre os usuários.”

De acordo com o Facebook, o filtro do arco-íris foi feito por dois funcionários durante uma maratona hacker interna. Depois do sucesso alcançado na empresa, os donos da ideia começaram a trabalhar com uma equipe maior para adicionar a ferramenta ao site antes do “Pride Weekend” e as celebrações da comunidade LGBT. O mecanismo foi incluído quando o Facebook divulgou pela primeira vez que mais de seis milhões de seus integrantes nos Estados Unidos se identificam como gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.

LEIA MAIS: Instagram muda forma de anúncios para serem mais eficientes (e venderem mais)

 

Embora o Facebook garanta que não vai divulgar as informações dos usuários coletadas pelo filtro, é importante lembrar que o site acompanha tudo sobre seus usuários. A empresa tem sido mais transparente em suas abordagens para estudos e lançou uma página de pesquisa onde publica os trabalhos realizados.

O Facebook reconhece de fato o poder da coleta de dados. Enquanto a rede social afirma que a segmentação de anúncios com a ferramenta não está em seus planos, Nicole DeMeo, diretora de marketing da Glipsa, empresa de marketing móvel global, disse ao Mashable que há um lugar para todo o tipo de informação quando se trata de marketing, incluindo a atualização de fotos do perfil em apoio à comunidade LGBT. “Qualquer tipo de dado fornece maior percepção para a criação de perfis de comportamento”, ela disse. “Se a pessoa usa o filtro do arco-íris, nós podemos concluir que ela apoia os direitos da comunidade e a rede social poderia enviar ofertas como eventos, conteúdos e mídias relacionados ao tema e ao público LGBT.”

Como o Facebook e o Google aprenderam, mesmo com boas intenções, esse tipo de coleta e análise de dados pode acabar com a confiança do cliente. Ao mesmo tempo, a rede social tem a responsabilidade de melhorar seus serviços e anúncios e precisa de dados sobre o comportamento do usuário para isso.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Facebook
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • Calor Atinge Safra de Trigo da China e País Recorre Ao Cereal Canadense e Australiano

  • Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • soja

    Importação de Soja do Brasil Pela China em Abril É a Menor em 10 Anos

  • Com Agenda Lotada, Papa Leão Dá Continuidade Ao Legado de Francisco

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

  • Novo Papa Buscará “Construir Pontes” com Trump, Diz Cardeal de Nova York

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.