O Google Search, aplicativo de busca oficial do Google, ganhou um novo recurso que indica ao público quais pontos específicos da cidade estão mais cheios. A ferramenta, que se baseia no “histórico de visitas do lugar”, aponta os horários e dias que os estabelecimentos ficam lotados.
É possível encontrar o conteúdo atualizado de hora em hora, com os dias da semana e períodos com mais pessoas no local. O gráfico não fornece números específicos.
VEJA TAMBÉM: Google recebe mais de 280 mil pedidos na Europa para que links sejam apagados
A tecnologia do novo recurso é similar à do Google Maps, que disponibiliza a visualização de mapas e imagens de satélite da Terra e também oferece informações sobre o trânsito em tempo real. Assim, quando o usuário permite compartilhar a localização no aplicativo, dados são enviados para os servidores da empresa e, com isso, é possível calcular o engarrafamento das ruas e sugerir rotas mais vazias.
Assim como com o trânsito, para criar o gráfico de quando um local está com mais ou menos pessoas, é usado o horário e o número de usuários que disponibilizam as informações de suas localizações ao aplicativo e que estão naquela coordenada.
A nova ferramenta foi disponibilizada para os dispositivos Android e para os aplicativos Chrome e Safari.
LEIA MAIS: Google lança site para usuários acharem seu “Android ideal”
Por enquanto, o recurso funciona apenas nos Estados Unidos. O Google ainda não forneceu novas informações sobre quando ele chegará ao Brasil.