O acirrado mercado de smartphones prova que até mesmo os principais fornecedores do mundo podem errar quando se trata de antecipar a demanda – e isso pode prejudicar diretamente suas receitas. A Samsung afirmou que não atingirá as previsões para o segundo trimestre de 2015. Com a queda de 4% no lucro operacional registrada entre abril ejunho, os ganhos serão de 6,9 trilhões won (US$ 6,13 bilhões), enquanto analistas estimavam 7,2 trilhões won (US$ 6,35 bilhões).
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O resultado marca o sétimo trimestre consecutivo de queda nos lucros da marca. A empresa luta para revitalizar seu portifólio de produtos enquanto a Apple domina o mercado no segmento de maior preço. As empresas de baixo custo, como a Xiaomi e a indiana Micromax, vendem mais celulares na categoria de dispositivos mais baratos.
Um dos maiores problemas recentes da Samsung está relacionado ao fornecimento de acessórios para o smartphone Galaxy S6 Edge. O modelo é mais caro do que a versão anterior S6 e os dispositivos anteriores não venderam tão bem. A empresa calculou que o S6venderia quatro vezes mais que o Edge, o que não aconteceu. A demanda ficou empatada, fazendo com que o mercado registrasse a falta dos dispositivos S6 Edge e um excesso do S6 regular.
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“Essa é uma ocorrência comum no mercado de celulares, no qual é muito difícil prever a demanda”, disse Richard Windsor, da Edison Investment Research.
“A boa notícia é que as margens mantiveram-se bem”, disse o analista, acrescentando que o negócio de celulares da Samsung provavelmente vai melhorar seus resultados do primeiro trimestre do próximo ano. “Além disso, a partir de agora, as comparações serão com oterceiro trimestre de 2014, quando os negócios de celulares entraram em colapso. Isso significa que o segundo trimestre de 2015 deve ser o último com resultados negativos.”