O Twitter planeja incorporar o botão “comprar” em sua linha do tempo. A rede social está no processo de fazer acordo com vários e-commerces para dar a opção de seus usuários fazerem compras ao clicar nos tuítes dessas companhias.
A principal aposta da rede social é no acordo com a empresa canadense Shopify, que desenvolve software para lojistas. Sozinha, a companhia atende aproximadamente 100.000 comerciantes norte-americanos, que usam sua plataforma para gerenciar suas lojas on-line. Com o acordo, todos eles poderiam anunciar seus produtos no Twitter.
MAIS: Cientista prevê o futuro em 10 tuítes
Outras redes sociais, como Facebook e Pinterest, têm tentado acrescentar a opção fazer compras em seus sites e aplicativos. A ideia é conseguir tirar vantagem do grande número de usuários para conseguir aumentar a rentabilidade das empresas.
No entanto, essas redes sociais, incluindo o Twitter, não conseguem integrar diretamente negócios que querem vender produtos em suas plataformas, por isso, eles precisam de empresas como a Shopify para ajudar. O Facebook, assim como o Twitter, apostou na empresa canadense, enquanto o Pinterest trabalha com o Demandware.
LEIA TAMBÉM: Nova atualização do Periscope permite cancelar notificações de usuários
No ano passado o Twitter tentou incorporar o botão “comprar” pela primeira vez, mas sem muito sucesso. Eles trabalharam com empresas menores, como a Fancy e a Gumroad. Um acordo com a Shopify pode ser crucial para as redes sociais agora, mas também não é garantia de sucesso.
A parte comercial do Twitter, liderada por Nathan Hubbar, tem procurado várias maneiras para conseguir vender produtos sem que os usuários tenham de clicar em um link qualquer que aparece em seu feed. Em junho, a empresa lançou a opção de criar páginas de produtos e também trabalha em outras novidades para melhorar as vendas feitas pela rede social.