As empresas Amazon, Cisco, Google, Intel, Microsoft, Mozilla e Netflix anunciaram, nesta terça-feira (1), que estão formando uma parceria para criar uma entidade voltada para o desenvolvimento de um novo formato de vídeo. Batizada de Alliance for Open Media, a instituição prevê uma nova tecnologia com “códigos abertos” e alta-resolução de imagem.
As gigantes do setor tecnológico pretendem desenvolver um conteúdo de excelente qualidade em arquivos multimídias por meio de streaming, destinados a todos os tipos de dispositivos digitais de forma ágil e prática.
De acordo com as empresas, o novo formato, feito para circular na internet, também permitirá que os vídeos, fotos e áudios sejam exibidos por qualquer largura de banda em qualquer aparelho, independentemente de suas configurações e resoluções de mídia.
LISTA: 20 empresas mais inovadoras do mundo em 2015
Em postagem feita no blog da plataforna digital Mozilla, o vice-presidente da empresa, David Bryant, afirmou que a Alliance enxergou a necessidade da criação de um formato de vídeo mais avançado, com melhor acessibilidade e resolução.
Até pouco tempo atrás, a plataforma de multimídia e software mais conhecida por fornecer serviços de vídeos de alta qualidade era o Adobe Flash, graças ao fato de não precisar de tanta energia para funcionar bem. Porém, após os riscos de vírus que uma falsa atualização do programa apresentava aos usuários, a plataforma perdeu sua credibilidade.
VEJA TAMBÉM: YouTube pode lançar serviço de vídeo on-demand
“A demanda do público por novas plataformas seguras de vídeo cresce cada vez mais, e corresponder às expectativas desses usuários requer muito trabalho”, alegou Gabe Frost, diretor-executivo da Alliance.
Além das empresas que já fazem parte do projeto, outras companhias, cujos nomes ainda não foram divulgados,estão sendo convidadas para ajudar no desenvolvimento do novo formato.