Você aceitaria que um aplicativo rastreasse e registrasse todos os vídeos que você assiste por US$ 11 ao mês? É o que o VideoPulse, lançado nesta terça-feira (22), oferece.
Criado pela startup norte-americana Symphony Advanced Media, o aplicativo usa uma lógica parecida com a do Shazam para rastrear, pelo áudio, o que o usuário está vendo e fazer um registro. O objetivo é, claro, ajudar a solucionar uma grande questão da mídia (e dos anunciantes) depois da chegada de novas plataformas: quem vê o que e por quanto tempo.
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O surgimento de empresas de streaming, como o Netflix, fez com espectadores se afastassem da televisão. “Há um ruído significativo para entender como os usuários aderiram às plataformas não-tradicionais de mídia”, afirmou Charles Buchwalter, CEO da Symphony Advanced Media, por meio de comunicado.
A ferramenta já tem 15.000 usuários e está sendo testada por grandes empresas de mídia, como NBC, Viacom, Warner Bros. e A+E Networks. “Nossa indústria vem sofrendo com a desvantagem na abordagem, que tem falhado ao envolver nossos clientes enquanto as plataformas de mídia crescem”, afirmou Liz Huszarik, chefe de pesquisas de mídia da Warner Bros., por meio de um comunicado.
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Para os interessados, o processo é simples e gratuito: basta se inscrever e responder a uma série de perguntas pessoais. No entanto, para receber o pagamento e ter suas mídias rastreadas, o espectador tem de ser aprovado primeiro.