Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Ovos de ouro: como dois brasileiros transformaram a Galinha Pintadinha em um império de US$ 300 milhões

Ovos de ouro: como dois brasileiros transformaram a Galinha Pintadinha em um império de US$ 300 milhões

Com 3,3 bilhões de acessos no YouTube e forte expansão internacional, nada parece deter os empresários Juliano Prado e Marcos Luporini Juli

Alex Ricciardi
02/11/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Juliano Prado e Marcos Luporini

Juliano Prado e Marcos Luporini Juli (Letícia Moreira)

Embora brasileira da gema, ela é cosmopolita e descontraída: atende sem problemas por seu nome em espanhol, Gallina Pintadita, ou em inglês, Lottie Dottie Chicken. Tornou-se uma celebridade: há pouco mais de um mês, cravou a 89ª posição entre as 150 maiores marcas do mundo em licenciamentos, segundo ranking divulgado pela revista Licence! Global. Está à frente de ícones como Sony, Volkswagen e Lamborghini. Desde seu surgimento, já superou os US$ 300 milhões em produtos vendidos e seus vários canais no site de vídeos YouTube totalizam, somados, 3,3 bilhões de visualizações. Estamos falando, é claro, da Galinha Pintadinha, que se encontra neste momento em meio a seu mais ousado passo: a conquista do mercado mundial de animação infantil.

Tudo começou em 2006, quando o administrador Juliano Prado e o publicitário Marcos Luporini, moradores de Campinas, interior de São Paulo, precisavam mostrar os desenhos animados que faziam a um executivo de uma TV na capital do estado. Não conseguiram viajar para a apresentação, então colocaram uma das animações na internet e pediram a um contato que os representasse. Veio a resposta: “Não foi aprovado, podem tirar o vídeo do YouTube”. Se esqueceram de fazê-lo — e logo descobriram que o desenho havia se tornado um inesperado sucesso; em pouco tempo chegou a 500 mil pageviews. Pais de bebês e de crianças pequenas comentavam que seus filhos adoravam aquela Galinha Pintadinha (foi este o vídeo colocado) e pediam mais animações do tipo. Surpresos, eles se deram conta de que tinham um negócio promissor em mãos.

“Hoje o Marcos já insere algumas composições suas em nossos desenhos. A “Galinha Pintadinha”, porém, é uma canção de domínio público, parte da cultura popular. Nós apenas criamos um vídeo para ela, e a internet deu conta do resto”, explica Prado. A empresa deles, Bromélia Produções, tem 12 colaboradores e faz novos vídeos com a personagem e sua turma — já há 36 desses clipes. Os licenciamentos ficam a cargo de outras companhias. “Geramos conteúdo, esta é nossa tarefa. Temos 60 licenciadas no país. Juntas elas já colocaram na praça mais de 600 itens, só no Brasil”, conta ele. São bichos de pelúcia, jogos, cadernos, roupas etc. Ao menos metade do faturamento vem desses licenciamentos, e parte sai da venda do conteúdo em si.

A personagem conta ainda com aplicativos feitos por uma agência, a Ø1 Digital. “Tirando os jogos, o app da Galinha Pintadinha foi o segundo que mais gerou receita no Brasil em 2014 na loja da Apple. Tem mais de 20 milhões de downloads, em diversas plataformas”, conta Guilherme Coelho, diretor-executivo da agência.

A meta agora é uma só: o mercado internacional. Miguel Moreira, gerente de operações da Bromélia Produções, é quem revela. “Nosso canal em espanhol no YouTube tem mais de 1 bilhão de views, e La Gallina Pintadita já é exibida pelo Netflix latino-americano com enorme sucesso. As crianças dos países latinos e ibéricos são fãs dos personagens”, conta ele. “Vamos iniciar agora a venda de produtos. Nos Estados Unidos, onde atuamos como Lottie Dottie Chicken, estamos começando a distribuição de DVDs de forma digital via iTunes, Google Play, Netflix etc. Montamos recentemente uma loja virtual para a venda nos EUA de DVDs físicos e também pelúcias. Assim como ocorreu na América Latina e Espanha, os brinquedos e outros itens chegarão lá em uma segunda etapa: primeiro o conteú­do começa a ser exibido e depois assinamos os contratos.”

E a Galinha avança: “Acabamos de apresentar a marca na principal feira de licenciamentos do mundo, em Las Vegas. Nosso stand fez muito sucesso”, observa Juliano Prado. E ele arremata: “Vamos levar o personagem para outros territórios. Estamos agora em uma maratona de traduções dos desenhos. Teremos clipes em italiano, francês, alemão e japonês. E também em chinês”. Ideia bem concebida, empresa bem gerida, e alguma ajuda do acaso: eis os ingredientes da mais nova potência global do entretenimento — um império pintadinho.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Avianca Brasil
  • brasil

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.