Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / “Viemos para investir a longo prazo”, diz executivo da Jaguar Land Rover

“Viemos para investir a longo prazo”, diz executivo da Jaguar Land Rover

Às vésperas de inaugurar fábrica no Rio de Janeiro, marca não parece se preocupar com a crise econômica

Lucas Borges Teixeira
19/01/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Frank Wittemann (Divulgação)

Frank Wittemann (Divulgação)

Às vésperas de inaugurar sua aguardada fábrica em Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, a Jaguar Land Rover não parece muito preocupada com o atual cenário econômico nacional. “Estamos aqui para investir a longo prazo. Sabemos que em um ou dois anos as coisas no Brasil não vão mudar tanto”, afirma Frank Wittemann, futuro presidente da marca para a América Latina e Caribe, que deve assumir em fevereiro.

RANKING: 14 marcas de luxo que mais venderam carros em 2015

O executivo desembarca no país depois de passar oito anos na Rússia (entre Volkswagen e JLR) e quatro meses na China, onde foi responsável por reestruturar as vendas da montadora de luxo inglesa. Sua presença por aqui não é à toa: foram investidos cerca de R$ 750 milhões para a construção da fábrica carioca, com previsão para ser inaugurada ainda neste primeiro semestre, “depois de abril”. Dois modelos já foram confirmados para produção: Range Rover Evoque e o recém-lançado Discovery Sport.

Wittemann, que tem experiência com grandes e instáveis mercados em crescimento, diz acreditar no potencial do Brasil e da região no segmento de luxo, inclusive em tempos de crise. “O mercado premium é o menos afetado porque a possibilidade do comprador é maior, ele não é afetado diretamente.” Além disso, de acordo com o executivo, que admitiu precisar ler mais sobre os negócios internos do país, as projeções negativas para o continente podem mudar. “Não sei exatamente o que acontece na Argentina, por exemplo, mas há a possibilidade de mudança com este novo governo”, analisa.

E MAIS: 5 carros mais bonitos do Salão de Detroit

“Se você olhar para mercados mais maduros, o segmento de luxo representa uma fatia de 10%. Imagina quando o Brasil atingir este nível. É um mercado grande a ser explorado”, explica Dmitry Kolchanov, diretor de mercados internacionais da marca. Segundo ele, o mercado nacional tem entre 15.000 e 16.000 veículos premium. Witteman afirma, no entanto, que o Brasil ainda é um país caro para a fabricação, por seu tamanho comparado ao volume da demanda.

Outro objetivo da multinacional é reforçar o nome Jaguar, que, historicamente, não tem presença forte no Brasil. “Há alguns anos, eram só duas lojas, no Rio e em São Paulo. Agora, temos muitos pontos de vendas espalhados pelo país”, afirma Kolchanov. Não foi divulgado, no entanto, quando, ou se, a fábrica carioca começará a produzir veículos da marca.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Carros
  • jaguar
  • land rover

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.