Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / XXXperience 20 anos: como fazer um festival durar tanto no Brasil

XXXperience 20 anos: como fazer um festival durar tanto no Brasil

A independência é um dos segredos para o evento sobreviver por duas décadas

Marcos Lauro
02/03/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Image Dealers

Image Dealers

O Brasil entrou, definitivamente, no mercado e no circuito de shows de música eletrônica. Tanto nomes consagrados do gênero quanto grandes festivais que nunca tinham chegado por aqui, como o TomorrowLand e o EDC, já têm agenda garantida no país – os DJs pretendem voltar sempre que possível e os festivais devem manter edições anuais. Mas bem antes disso se estabelecer – ou estar a caminho de –, uma rave, que já dura 20 anos, fazia bastante barulho por aqui: a XXXperience.

Fundada em 1996 pelos DJs Feio e Rica Amaral, a festa pegou o espírito das grandes raves europeias e garantia quase 24 horas de música. A estrutura era simples: um palco, um DJ por vez e um público que chegava a 400 pessoas – já bastante expressivo para uma primeira edição.

LEIA MAIS: Como Roberto Medina tornou-se o Midas do rock no Brasil

“Entre 2008 e 2009 houve uma transformação. Entrou a pluralidade, com várias pistas simultâneas e a tentativa de trazer o que tinha de mais novo no mercado da música eletrônica. Aí deixamos de ser uma rave para virar um festival”, diz Érick Dias, sócio e diretor-artístico do evento. Por meio da internet e de viagens para diversos festivais em todo o mundo, ele é o responsável por fechar as programações e entregar o lineup para o público. Dias está na organização do festival desde 1998 e também é responsável pela cenografia.

Edson Bolinha, sócio e diretor-financeiro do XXXperience, explica a escolha pela mudança de perfil da festa: “O mercado foi crescendo, a música eletrônica deixou de ser uma tendência e virou realidade, virou mainstream. A molecada de hoje, que está com 18 anos, já nasceu com a música eletrônica bombando. Então foi uma aposta pra virar um canal relevante e não envelhecer”. Bolinha garante que o festival é rentável desde os primeiros anos: “Quando entramos na sociedade, em 1998, o XXXperience já deu dinheiro. Claro que às vezes tem um evento ou outro que tem menos público, que não acontece da forma planejada. Mas é rentável”.

Festivais que vão e vêm

O Brasil já viu dezenas de festivais nascerem e morrerem, não só de música eletrônica: Skol Beats, CloseUp Planet, TIM Festival, o clássico Free Jazz Festival… Então, qual é o segredo para um evento desse porte sobreviver por duas décadas? Os sócios têm opiniões parecidas e valorizam a independência: “Somos 100% independentes. Temos patrocinadores, mas não estamos vinculados a nenhuma marca. Assim, a gente consegue ter uma flexibilidade maior. Tem uma base, uma linha guia pra trabalhar, mas sempre de forma independente”, afirma Dias. Bolinha reforça essa característica e acrescenta outros pontos: “Nunca precisamos de um patrocinador para o nome. Ele é bem-vindo, claro. Se tem patrocínio, tem mais produção. Acho que durar 20 anos é acertar mais do que errar pelo caminho. E a XXXperience é sempre experimentação. Planejamos sempre um ano na frente, não existe festa pra daqui um mês”.

Mas e a crise?

Se Dias tem a difícil missão de escolher artistas para o festival, Bolinha, como diretor-financeiro, tem que lidar com os humores do mercado – especialmente num evento que conta com muitas atrações de fora do Brasil, com cachês e despesas em dólar. “Ficou muito mais difícil fechar a conta. Por sorte estamos com uma safra de brasileiros muito boa e isso acaba nos ajudando. Os artistas internacionais têm que se sujeitar a cachês… A gente faz a oferta e ele nos diz se aceita a negociação”, conta o diretor.

VEJA TAMBÉM: Os maiores públicos da história do Rock in Rio

Com 2016 já planejado, a organização começa agora a pensar em 2017. Mas o cenário ainda é bastante nebuloso: “Tenho 41 anos, sou engenheiro civil, tenho empresas há 20 anos… Uma das minhas funções é decifrar o futuro próximo. E eu nunca tive tanta dificuldade. Nosso objetivo era fazer mais eventos por conta da comemoração de 20 anos… É bacana como negócio e pessoalmente é muito bacana fazer 20 anos. Independentemente da cotação, eu trabalho com dólar sempre a R$ 4,70 e vejo a viabilidade… Trabalho com a pior perspectiva para não errar”.

Festas e lançamentos comemorativos

A XXXperience terá seis edições em 2016, com locais já confirmados: Porto Alegre (19/03), Curitiba (14/05), Belo Horizonte (data a definir), Brasília (28/05), Rio de Janeiro (11/06) e Itu (12/11), na Arena Maeda. Além disso, um livro fotográfico e um documentário vão contar os 20 anos do festival. “Com o photobook estamos tendo mais dificuldade, principalmente para arrumar algumas imagens do começo, não tinha esse cuidado que temos hoje, de registrar e guardar tudo. Já o documentário vai mostrar que o tempo de vida do festival se confunde com o tempo da cena eletrônica no Brasil e com o seu crescimento”, afirma Dias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • festival
  • música

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

Últimas Notícias

  • Foto do CEO da Nvidia, Jensen Huang

    Nvidia Aposta na IA para Tirar a Computação Quântica do Papel

  • Por Dentro do Excêntrico Livro de Vinhos de Dalí

  • Chinesa Que Desbancou Mcdonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador

  • Das Palavras Ao Trabalho: o Salto da IA Generativa para o Mundo Físico

  • CEO Há quase 30 anos na P&G, Juliana Azevedo assumiu a presidência global de “Home Care” da companhia, na Suíça, em 2024

    Aprenda a Falar Como um CEO

  • 3 Sinais da ‘Armadilha dos Apelidos Carinhosos’ nos Relacionamentos

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.