Bilionários e milionários têm patrimônios que inspiram, dão suporte e contribuem para o negócio dos outros. São pessoas que, de alguma maneira, acertaram a fórmula do sucesso e chegaram nas mais altas posições da sociedade – seja por mérito do trabalho, herança ou investimentos.
VEJA MAIS: 70 maiores bilionários do mundo em 2016
Embora sejam pessoas como quaisquer outras, com qualidades, manias e defeitos, algumas características se sobressaem às outras na hora do controle das finanças. Warren Buffett, fundador da Berkshire Hathaway, empresa de investimentos, fez a fortuna da companhia não se importando com a opinião alheia, traço essencial para quem quer ter pulso firme nas decisões de uma empresa.
E AINDA: 31 maiores bilionários brasileiros
Veja na galeria de fotos outras características do empresário norte-americano que ajudam um administrador a tomar conta de seus negócios:
-
Pense por conta própria
Ainda que você tenha certeza de que está certo em uma questão, a pressão da opinião alheia pode fazê-lo mudar de ideia. Buffett costuma acreditar em suas experiências para resolver problemas de modo diferente do que a maioria do conselho diretor da Berkshire Hathaway acredita. É um pensador independente, que aceita o risco de errar para colocar suas ideias em prática.
Escolher este caminho, no entanto, não é fácil. Requer acreditar cegamente nas suas próprias sugestões, para passar confiança para quem depende delas. Ir contra um grupo para depois descobrir que eles estavam certos pode ser bem humilhante. É preciso correr esse risco se quiser defender suas ideias. -
Seja corajoso
Quando enfrentamos perigos, nosso cérebro libera hormônios que estimulam a parte primitiva que garante a nossa sobrevivência. Perdemos nossa capacidade de pensar racionalmente. Quando as ações no mercado começam a cair, por exemplo, as pessoas reagem por conta do medo e não da razão.
Buffett conseguiu engolir o medo e antecipou a crise de 2008 que atingiu os Estados Unidos com todas as forças. A Berkshire não só sobrevive às quedas do mercado, como sai fortalecida todas as vezes. -
Seja paciente
Paciência pode ser uma virtude, mas não é algo tão fácil de se praticar. Ninguém gosta de esperar por uma coisa que se quer muito, a incerteza é dolorosa. Mas, perder a paciência pode trazer várias consequências negativas para os negócios. Buffett, por exemplo, criou sua riqueza resistindo ao impulso de atropelar processos.
Neste ano, durante um encontro de investidores, Buffett contou sobre uma aposta que fez com um dos funcionários de sua companhia de que investir em empreendimentos de risco, que consumiam muito dinheiro todos os anos, seria mais lucrativo, em dez anos, do que deixá-lo parado em uma conta com baixo rendimento.
Faltando dois anos para o término do prazo, ele mostrou que seu colega conseguiu um retorno de 21,9%, enquanto ele teve um aumento de 65,7% na quantia apostada. -
Estude sempre
Pessoas espertas sabem quais são as regras. Pessoas inteligentes sabem quais são as regras e as exceções. Buffett sabe que é fundamental estudar sempre, não importando a idade. Ser esperto significa ter raciocínio rápido, mas ser inteligente significa saber julgar o que é certo e o que é errado, o que exige coragem, paciência e independência de ideias.
Pense por conta própria
Ainda que você tenha certeza de que está certo em uma questão, a pressão da opinião alheia pode fazê-lo mudar de ideia. Buffett costuma acreditar em suas experiências para resolver problemas de modo diferente do que a maioria do conselho diretor da Berkshire Hathaway acredita. É um pensador independente, que aceita o risco de errar para colocar suas ideias em prática.
Escolher este caminho, no entanto, não é fácil. Requer acreditar cegamente nas suas próprias sugestões, para passar confiança para quem depende delas. Ir contra um grupo para depois descobrir que eles estavam certos pode ser bem humilhante. É preciso correr esse risco se quiser defender suas ideias.