A Toyota vai investir no serviço de compartilhamento de veículos do Uber, o mais recente de uma onda de movimentos das montadoras para se ter potenciais rivais como parceiros, clientes e valiosas fontes de dados.
A Toyota e Uber se unem para compartilhamento de veículos do Uber, mas as empresas parceiras também planejam trocar conhecimentos e trabalhar em conjunto para acelerar seus esforços de pesquisa.
VEJA TAMBÉM: GM expande serviço de compartilhamento de carros nos EUA
Os termos financeiros não foram divulgados.
O negócio pode ajudar a Toyota manter o controle sobre os mercados de compartilhamento de veículos no mundo todo e tem potencial de ajudar a reforçar sua posição na China, onde está atrás de Volkswagen e General Motors.
LEIA MAIS: Concorrente do Uber já tem 7 mil candidatos cadastrados em SP
“Pensar nisso em um contexto chinês é importante porque isso é provavelmente o mercado de crescimento mais rápido do mundo. Para a Toyota, ter um pedaço do mercado seria significativo”, disse James Chao, chefe da Ásia-Pacífico para a IHS Automotive.
A GM investiu este ano US$ 500 milhões de dólares no Lyft, principal rival do Uber nos EUA, enquanto a Volkswagen também anunciou na véspera um investimento de 300 milhões em Gett, uma empresa de compartilhamento de passeio menor.
(Reportagem de Alexandria Sábio em San Francisco, Radhika Rukmangadhan em Bengaluru e Jake Primavera em Pequim)