O problema não é só com a Apple, que teve resultados ruins neste começo de ano. O mercado global de smartphones caiu 3% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2015. Esta é a primeira vez que as vendas destes aparelhos sofreram queda.
VEJA MAIS: Apple tem 1ª queda na venda de iPhones
“Neste ano, foram comercializados 334,6 milhões de smartphones, 10 milhões a menos que no ano passado”, diz Linda Sui, diretora da organização Strategy Analytics, responsável pelo monitoramento das vendas dos celulares. “O crescimento do mercado passa por uma desaceleração, graças à diminuição das vendas na China e à preocupação dos consumidores com suas finanças e com a economia mundial.”
A Samsung, ainda a marca mais vendida no mundo, sofreu uma queda de 4,5%. “O novo Galaxy S7 e a série J da companhia ajudaram a segurar a liderança do mercado”, diz Neil Maxston, da Strategy Analytics.
E AINDA: 50 marcas mais relevantes do mundo
Na vice-liderança, a Apple sofreu uma queda de 16% nas vendas globais, o que resultou em uma perda de 15,3% no valor das ações da empresa norte-americana.
A China, o país que mais consome smartphones no mundo, é o destino de um em cada três aparelhos. No entanto, é curioso que as marcas mais vendidas por lá, as chinesas Huawei, Oppo e Xiaomi, tenham pouco ou nenhum desempenho no Ocidente.
RANKING: 20 CEOs mais poderosos abaixo dos 40 anos
A Huawei foi a marca mais vendida no país pelo segundo ano consecutivo. “Queremos ser a maior fabricante do mundo”, diz o vice-presidente da companhia, Changzhu Lee. “Em pouco mais de cinco anos, conseguimos conquistar o mercado chinês. Europa e Estados Unidos são os próximos alvos.”