Quando você está procurando por uma ideia para um negócio, muitas pessoas vão dar opiniões. É normal que amigos e familiares se manifestem dando palpites, assim como profissionais e investidores.
Qualquer um que estiver no mundo dos negócios irá cobrar pelos serviços prestados. Por mais que seja bom ouvir a família e amigos, na maioria das vezes, eles não são especialistas no assunto.
VEJA MAIS:10 empreendedores falam sobre a importância de saber contar histórias
Felizmente, é possível tirar muitas lições e aprendizados das histórias de pessoas que já alcançaram o sucesso através do empreendedorismo. Muitos milionários do ramo compartilham suas histórias e servem como inspiração para quem está começando.
Veja na galeria de fotos 5 lições de empreendedores milionários:
1. Seja muito apaixonado pelo seu negócio
Empreendedores que são realmente apaixonados acreditam que a sua ideia de produto ou serviço é a melhor coisa inventada. Eles acreditam tanto nela que estão dispostos a colocar muito tempo, energia e recursos nas suas empreitadas. Walt Disney é um exemplo disso, pois ele começou seu império somente com um desenho de rato e um sonho. Ele citou: “Quando você acredita em algo, continue acreditando pelo caminho inteiro, de forma explícita e inquestionável.” Nick Woodman, fundador e CEO da marca de câmeras esportivas GoPro, também foi atrás do seu sonho. Sua ideia nasceu a partir de uma necessidade particular de querer filmar o surfe da sua perspectiva.
2. Você precisa mais do que um sonho
Um empreendedor de sucesso nunca deve perder seu sonho, mas o sonho não se realizará sem perseverança. Na verdade, perseverança é paixão em ação, o que nos faz mover através dos obstáculos. A relação entre Steve Jobs e a Apple é um exemplo disso. “Estou convencido de que metade do que separa os empreendedores de sucesso dos falidos é perseverança pura”, afirmou.
3. Não tenha medo de correr riscos
A maioria das pessoas relaciona riscos com o medo de perder dinheiro. Mas é muito mais que isso. O risco atrelado ao empreendedorismo é o de depositar seu tempo, energia e sua reputação em algo que não é totalmente certo. O grande empreendedor Richard Branson afirmou: “É como um empreendedor lida com o fracasso que o faz se destacar. Na verdade, fracasso é um dos segredos para o sucesso, pois algumas das melhores ideias surgem das cinzas de algo que deu errado.”
4. Tenha paciência
Todos querem aceitação imediata, mas empreendedores devem ser pacientes se eles esperam ter bons resultados. E isso realmente não é fácil de se esperar. É necessário também não perder a cabeça quando alguma parte do processo dê errado. É bom manter o foco a longo prazo. Warren Buffett, bilionário e diretor do fundo Berkshire Hathaway, diz que a diferença entre um empreendedor paciente e um impaciente está a mostra nos valores de mercado das companhias. E com isso, ele quer dizer que os empreendedores impacientes sempre irão perder para os pacientes.
- Anúncio publicitário
5. Você deve ser confiante
Os milionários entendem que a confiança não vem do fato de ter todas as respostas e soluções. Ao longo do caminho, eles estão dispostos a experimentar, passar por obstáculos e continuar seguindo mesmo quando as coisas estão ruins. Mas a linha entre confiança e arrogância é tênue, então é necessário tomar cuidado. Oprah Winfrey cresceu em um ambiente traumatizante em sua infância, mas apesar disso, ela alcançou o sucesso. A apresentadora aconselha: “É a confiança no seu corpo, mente e espírito que permite seguir procurando por novas aventuras, novas direções e lições para aprender.”
1. Seja muito apaixonado pelo seu negócio
Empreendedores que são realmente apaixonados acreditam que a sua ideia de produto ou serviço é a melhor coisa inventada. Eles acreditam tanto nela que estão dispostos a colocar muito tempo, energia e recursos nas suas empreitadas. Walt Disney é um exemplo disso, pois ele começou seu império somente com um desenho de rato e um sonho. Ele citou: “Quando você acredita em algo, continue acreditando pelo caminho inteiro, de forma explícita e inquestionável.” Nick Woodman, fundador e CEO da marca de câmeras esportivas GoPro, também foi atrás do seu sonho. Sua ideia nasceu a partir de uma necessidade particular de querer filmar o surfe da sua perspectiva.