Propagandas de picapes geralmente pregam que seus modelos são os mais potentes e de maior capacidade do mercado. Muitas delas têm problemas com a eficiência, visto que este é o segmento automotivo com os clientes mais fiéis. E é exatamente o que a Chevrolet quer quebrar com seu novo comercial nos Estados Unidos.
RANKING: 10 marcas de carro mais valiosas de 2016
Em uma nova campanha, chamada “Pessoas reais, não atores”, a montadora norte-americana coloca um grupo de pessoas para testarem o que acontece quando um trator despeja 375 kg de blocos de cimento de 1,5 m nas caçambas da sua Silverado e da Ford F-150. A primeira, de aço, ficou arranhada e amassada, enquanto a da concorrente, de alumínio, ficou com uma série de buracos.
Os carros são colocados lado a lado e tudo é filmado. Um pouco extremo, a Chevrolet admite. Mas funciona. Em 13 das 14 demonstrações, o despejo deixou buracos na caçamba da Ford, enquanto a Silverado só teve danos reais em duas ocasiões. No vídeo, os convidados chegam até a fazer piadas do modelo da Ford. “Dá até para passar a chave por este buraco”, brinca um deles.
NÃO PERCA: 10 melhores interiores de novos carros
Alguns leitores comentaram que a maioria das picapes tem protetores de caçamba. Mas, de acordo com um porta-voz da GM, “protetores são comprados geralmente para proteger a aparência da caçamba e podem até minimizar os danos de certos impactos. no entanto, não mudam a performance e as características da caixa de metal.
A GM declarou que o objetivo da propaganda não era alfinetar sua principal concorrente, que adotou a estrutura de alumínio no ano passado, mas que viu a diferença depois de muitos testes. “Nós vemos isso como uma vantagem competitiva”, afirma Sandor Piszar, diretor de marketing da área de picapes na Chevrolet. “A caçamba é o coração e a alma de uma picape. Nós consideramos isso relevante para os consumidores. Eles não vão querer carros com buracos.”
Eric Stanczak, engenheiro-chefe de picapes da Chevrolet, explica que a montadora “não tem nada contra alumínio” e que a discussão tem mais a ver com usar o material certo no processo certo. Justo porque a Silverado também usa estruturas de alumínio na parte fronteira.
VEJA TAMBÉM: 30 maiores empresas do mundo que atuam no Brasil
A Ford não deixou por menos. “Quando você é o líder do mercado por 39 anos, os competidores tentam derrubá-lo por meio de camapanhas publicitárias. O fato é que a F-150 continua com a melhor combinação entre força, durabilidade, resistência, capacidade, segurança e eficiência já oferecida em uma picape”, declarou a empresa, por meio de um porta-voz. De acordo com a montadora, uma pesquisa de qualidade contratada por ela mostra que 99% dos motoristas da F-150 não têm reclamações sobre suas caçambas.
Veja a seguir o vídeo veiculado pela Chevrolet nos Estados Unidos: