A estreia, em 1985, de Les Misérables no West End londrino marcou o fim de um ato e o início de outro na vida de Cameron Mackintosh. “Só depois disso”, conta ele, “as pessoas viram que é possível ganhar mais dinheiro com musicais do que com filmes”.
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Ele veio a produzir uma série de megassucessos do teatro musical, entre os quais “O Fantasma da Ópera” e “Miss Saigon”. Tem participações no Fantasma e em Cats e todos os direitos sobre “Les Misérables” e “Miss Saigon”, o que significa que recebe pagamentos sempre que uma companhia profissional encena qualquer uma das obras; também é dono de oito teatros do West End e de 75% da Music Theatre International, maior licenciadora de espetáculos da Broadway para produções amadoras. Tudo isso se soma em uma fortuna de US$ 1,2 bilhão.
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“Você nunca sabe quando o dinheiro vai chegar e quando vai embora”, diz Mackintosh, de 69 anos, que iniciou a carreira como ajudante de palco, ganhando 30 dólares por semana. “Estou mais surpreso do que ninguém.” No entanto, seu próximo grande empreendimento é sucesso praticamente garantido: importar Hamilton, sensação da Broadway, para o West End em 2017.