A Dassault Aviation, fabricante europeia de aviões militares e de uso civil, escolheu a edição de 2016 da Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition) para apresentar seu mais recente jato executivo, o Falcon 8X. Há um aparelho do tipo no stand da companhia no Aeroporto de Congonhas, onde ocorre o evento. “Com o interior completamente pronto, esta é a primeira vez no mundo que apresentamos este jato”, conta Rodrigo Pesoa, vice-presidente de Vendas para a América Latina da Dassault. O 8X, ele afirma, é o melhor aparelho do mundo em seu nicho, o de jatos de ultra-longo alcance.
“Nosso jato tem um custo operacional 30 a 40% menor que os da concorrência. O 8X é um aparelho muito versátil, com um alcance de voo impressionante: você pode se deslocar nele de São Paulo a Moscou sem precisar fazer escalas”, observa Pesoa. O avião é vendido por US$ 60 milhões. É fabricado em Bordeaux, na França, e finalizado em Little Rock, nos EUA.
VEJA TAMBÉM: Feira de aviação executiva Labace 2016 começa dia 30 de agosto em São Paulo
Já foram vendidos 25 Falcons 8X, dos quais 4 para o Brasil. As entregas começam em novembro e duas delas serão para o mercado brasileiro de aviões executivos. Jean G. Rosanvallon, CEO mundial da Dassault Aviation e também presente na Labace, afirma: “Nossa empresa vê o Brasil como um mercado de extrema importância. Recentemente, apesar da crise econômica no País, temos sentido a volta de algum otimismo com o futuro por parte de nossos clientes. E as vendas continuam ocorrendo”. Aliás, a este respeito, Pesoa revela à FORBES Brasil que até o final de 2016 espera vender mais um Falcon 8X no Brasil e, até o final de 2017, mais 2 ou 3.
O Falcon 8X tem uma autonomia de voo de 11.945 quilômetros, com 8 passageiros. O jato é equipado com três potentes motores Pratt&Whitney Canada PW307A. Tem sistema digital de controle de voo e uma cabine de comando EASY de terceira geração. Além dele, também está exposto no stand da Dassault na Labace um Falcon 2000S, outro modelo da mesma família de jatos.