Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Como faturar alto com prevenção de fraudes no comércio eletrônico

Como faturar alto com prevenção de fraudes no comércio eletrônico

Pedro Chiamurela viu sua empresa falir e transformou a Clearsale na líder do setor no Brasil

Lurdete Ertel
04/09/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Clearsale é prevenção de fraudes no comércio eletrônico (Carol Carquejeiro)

Clearsale é prevenção de fraudes no comércio eletrônico (Carol Carquejeiro)

Antes de criar aquela que se tornou a maior empresa de prevenção de fraudes no e-commerce do Brasil, o curitibano Pedro Chiamulera, 51, já costumava correr para superar obstáculos, mas eram muito diferentes dos da vida de empreendedor.

VEJA TAMBÉM: 6 pequenas empresas líderes no Brasil

Chiamulera era atleta, disputava corrida de barreiras, carreira que lhe proporcionou uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, onde se graduou em ciências da computação. Nos anos 1990, participou das Olimpíadas de Barcelona e de Atlanta, nos 400m e nos 100m com barreiras.

Depois da volta ao Brasil, trocou a vida de esportista pelo mundo da tecnologia da informação, que o levou a trabalhar para grandes empresas, como a C&A — onde conheceu o estatístico Bernardo Lustosa, que se tornaria seu sócio anos depois. Foi para desenvolver um software de prevenção de fraudes para o site Submarino que criou a ClearSale, em 2001. “Meu talento era mais como vendedor do que como programador”, lembra.

RANKING: 70 maiores bilionários do Brasil em 2016

Apenas quatro anos depois, a ClearSale travou. De 25 estagiários, restaram apenas dois. “Em 2005, quebramos. Eu tentava vender o almoço para pagar o jantar.” Foi nessa época que resolveu fechar o foco. Com a popularização da internet, Chiamulera percebeu que a fraude era o tendão de Aquiles do comércio eletrônico, e que faltavam soluções no mercado brasileiro. A ClearSale fez sua aposta num nicho em eclosão, mas o fez de forma diferente. “Tecnologia de ponta não era suficiente para evitar a fraude. Era preciso ter gente no processo.”

Quando todos caminhavam para a automatização, o empresário recorreu à autenticação humana, para evitar que bons clientes (“os 96%”) tivessem suas compras reprovadas por causa dos ruins (“os 4%”). “Trabalhamos com a integridade, só a sensibilidade humana para dar conta desse intangível.”

VEJA TAMBÉM: 11 dicas para crescer durante a crise, pelo fundador da Chilli Beans

Foi a essa altura que entrou como sócio o estatístico Bernardo Lustosa, que Chiamulera conhecera anos antes. E então a equação do sucesso se cristalizou: tecnologia + estatística + análise humana formaram um bem-sucedido tripé para combater fraudes.

A partir daí, o número de clientes multiplicou, levando a empresa à liderança do segmento. Hoje, 80% do e-commerce brasileiro passa por ela, que atende nove dos dez maiores varejistas do país, três das cinco maiores companhias de telecomunicações, e duas das quatro principais empresas aéreas.

E MAIS: 30 pessoas que estão mudando o mundo em 2016

Apesar da liderança e de algumas propostas de compra, o empresário sabe que não pode dormir sobre os louros. Mesmo porque os fraudadores não dormem no ponto. “Este é um mercado voraz, e temos que estar com o nosso exército preparado. Sempre vai ter algum espertinho a postos, querendo pegar informação para fazer dinheiro. A fraude é dinâmica e a tecnologia é demorada.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • brasil
  • crise

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.