Apesar do domínio do Android do mercado dos smartphones, com mais de 80% da fatia de mercado contra 14,6% da Apple, atualmente, a companhia do Vale do Silício é responsável por dois dos três modelos mais vendidos no mundo, de acordo com os últimos dados da empresa de pesquisa e consultoria Gartner. Entre eles, o iPhone 6s, coroado o celular mais vendido no mundo, seguido pelo iPhone 6 e o Galaxy S7 Edge.
“Estimamos que tenham sido vendidas 14,2 milhões de unidades do iPhone 6s – 4% de todos os celulares enviados para os quatro cantos do mundo no segundo trimestre de 2016”, disse Neil Mawston, diretor executivo da Strategy Analytics, empresa de coleta de dados para a criação de estratégias de mercado. Isso tudo apesar do fato de que a Apple perdeu parte do mercado para o trio de gigantes Samsung, Huawei e Oppo, quando suas vendas caíram de 47,5 milhões de unidades para 40,4 milhões.
O que pode parecer um enigma à primeira vista, na verdade, é facilmente explicado: a Apple aposta no segmento de alta tecnologia de celulares, com preços em torno de US$ 400 ou mais, nos Estados Unidos, enquanto a maioria de seus concorrentes Android cobrem o espectro completo de preços, de aparelhos custando menos de US$ 100, nos EUA, até smartphones cujos preços se equiparam aos da companhia baseada na Califórnia.
LEIA MAIS: Apple lança iPhone 7 resistente à água
Apesar de uma desaceleração econômica geral acompanhada de uma demanda cada vez menor por celulares mais novos, a Apple ainda consegue vender mais que seus concorrentes com produtos mais baratos. “O iPhone 6s é extremamente popular em dezenas de países ao redor do globo devido ao design de hardware atraente e recursos, como câmera 4k, display com capacidade de múltiplos toques e segurança de impressão digital”, acrescentou Mawston.