Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Jovens brasileiros lembram mais da publicidade no Facebook do que na TV aberta

Jovens brasileiros lembram mais da publicidade no Facebook do que na TV aberta

Pesquisa revela que 35% têm a rede social como principal lembrança de anúncios

Lucas Borges Teixeira
27/09/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Facebook
Facebook

iStock

As redes sociais já dominam o mercado publicitário nacional, pelo menos quando o foco está nos jovens. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (27) pela B2, agência especializada em público jovem, mais de 60% dos brasileiros entre 17 e 30 anos afirmam lembrar mais de campanhas em meios digitais, como Facebook, WhatsApp, Instagram e Twitter.

RANKING: 30 maiores bilionários de tecnologia em 2016

A rede de Mark Zuckerberg é soberana. Mais de 35% dos entrevistados dizem lembrar imediatamente de anúncios feitos no Facebook. Este número é superior a mídias tradicionais, que concentram mais verba, como a TV aberta, com 32% das lembranças. O YouTube, por sua vez, passou a TV fechada: 14% dos jovens lembram da rede de vídeos do Google enquanto 10%, dos canais pagos.

Quando se chega à mídia impressa, a relação piora. Apenas 2% dos participantes fizeram relações com anúncios em revistas e jornais. Porcentagem muito inferior ao WhatsApp (6%) ou Instagram (10%), ambos do Facebook e que começaram a trabalhar com anúncios recentemente.

VEJA TAMBÉM: Receita do Facebook cresce 52% graças a anúncios

“Muitas vezes existe uma miopia de como a marca se vê e como vê o jovem”, afirma Ricardo Buckup, CEO da B2. “Os jovens estão mais preocupados com conteúdos que façam sentido para eles.”

Feito com 2.600 jovens de todas as regiões do país, o “Radar Jovem 2016” também analisou o investimento publicitário de 60 grandes empresas nacionais. “Nem sempre os mais lembrados foram os que mais investiram”, afirma Buckup. Nenhuma das cinco companhias que mais investem em propaganda de acordo com o ranking de anunciantes de dezembro de 2015 foi lembrada pelos entrevistados.

LEIA MAIS: Conheça Sundar Pichai, o CEO que está mudando os rumos da Google (mais uma vez)

Isso, no entanto, não depende apenas do meio escolhido, mas da forma como o dinheiro é investido. Dos dez maiores anunciantes em publicidade digital no país, apenas dois (Coca-Cola e Itaú) tiveram suas marcas entre as dez mais lembradas.

“Vemos que a quantidade de marcas é muito pulverizada”, afirma Buckup. “É preciso criar um conteúdo que dialogue com este público. Entre as campanhas digitais mais lembradas, 41% dos jovens compartilhou o conteúdo com os amigos.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Facebook
  • Geração Y
  • Publicidade

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

  • Embrapa Gera Lucro Social de R$ 107,24 Bilhões em 2024

  • Calor Atinge Safra de Trigo da China e País Recorre Ao Cereal Canadense e Australiano

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.