De acordo com reportagem do jornal “The Wall Street Journal” desta terça-feira (4), o Twitter provavelmente receberá propostas formais nesta semana. A publicação afirmou que o Salesforce.com, a Alphabet, companhia “filha” do Google, e a Walt Disney farão suas propostas. O valor da rede social gira em torno de US$ 16,5 bilhões. Em comparação, o valor da Salesforce, por exemplo, é de aproximadamente US$ 50 bilhões, enquanto Alphabet vale US$ 530 bilhões e a Disney, U$150 bilhões.
A reportagem afirmou que o CEO da Salesforce, Marc Benioff, disse a outros CEOs de tecnologia em um evento privado que o Twitter é uma marca atrativa para os consumidores. Embora a Salesforce seja uma companhia de softwares para empresas que pode não obter uma utilidade óbvia na rede social, Benioff vê o Twitter como uma ferramenta valiosa para o e-commerce, propagandas e outras aplicações de dados, como informa a matéria. A Salesforce perdeu para a Microsoft a oferta para a compra do LinkedIn em junho.
VEJA: Twitter investe US$ 70 milhões no SoundCloud
Na semana passada, foi dito que a Disney e a Salesforce contrataram um consultor financeiro para elaborar uma proposta para o Twitter e que a companhia começou um processo para aumentar o seu potencial de venda.
O Twitter, que tem mais de 300 milhões de usuários ativos mensais, teve problemas para manter e para aumentar seu número de acessos. A companhia, que surgiu na Califórnia, teve novamente sua menor receita anual no segundo trimestre deste ano. Esse é também seu oitavo trimestre consecutivo com queda nas receitas.
SAIBA TAMBÉM: Por que o Twitter pode ser tóxico para a saúde
As ações do Twitter cresceram consideravelmente quando os rumores da sua compra surgiram. No começo de maio, as ações atingiram o menor valor até agora este ano, em US$ 13,90, e uma queda de cerca de 40% desde o começo do ano. O valor das ações subiu mais de 21% no dia 23 de setembro depois dos boatos da possibilidade de compra, principalmente pela Google e pela Salesforce. Nesta terça-feira, o preço caiu 2%, indo para US$ 23,52, e depois subiu mais de 4% após o fechamento do pregão.
LEIA TAMBÉM: Usuários do Twitter poderão ganhar dinheiro com suas postagens
O CEO e fundador do Twitter, Jack Dorsey, ressalta as ambições da companhia com transmissões de vídeo ao vivo, mas ainda não está claro como a companhia vai ingressar nessa competição e ganhar o seu espaço. O Twitter tem feito acordos para transmitir conteúdo ao vivo com as ligas de esportes dos Estados Unidos, a National Football League (NFL), a Major League Baseball (MLB), a The National Hockey League (NHL) e a National Basketball Association (NBA). A companhia fez transmissão ao vivo também das convenções dos partidos Democrático e Republicano, de eventos de esportes individuais e das novidades sobre finanças. A primeira transmissão da NFL, a “Thursday Night”, jogo que ocorreu no começo do mês, alcançou 2,3 milhões de usuários ao redor do mundo.