A chinesa Weibo, o “Twitter chinês”, já é mais valiosa que o original norte-americano, lançado três anos antes. O valor da rede social oriental no mercado chegou a US$ 11,35 bilhões, enquanto o Twitter vale US$ 11,34 bilhões.
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Este é um avanço extremamente rápido para a rede social chinesa. Fundada em 2009, a Weibo abriu capital na Nasdaq, em Nova York, no começo de 2014 por US$ 3,4 bilhões. No mesmo dia, o Twitter, que teve seu IPO em novembro de 2013, estava avaliado em US$ 26,8 bilhões.
Hoje, as empresas se encontram em momentos distintos. Enquanto a Weibo atingiu 282 milhões de usuários, dos quais 70 milhões aderiram no último ano, o Twitter enfrenta sua principal crise desde o IPO exatamente por não conseguir alcançar novos seguidores. A rede social perdeu 5 milhões de membros ativos por mês nos últimos 12 meses, atualmente com 313 milhões.
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Existem boatos de que o Twitter está à procura de um comprador, o que fez suas ações caírem nas últimas semanas, hoje em 0,77%. Disney, Google, Microsoft e Salesforce já estiveram entre os cotados, mas Jack Dorsey ainda não recebeu uma proposta formal.
A Weibo, da qual o e-commerce Alibaba possui 30%, também tem seus problemas. O WeChat, aplicativo de mensagens com mais de 800 milhões de usuários, superou o Weibo em algumas áreas, como lojas on-line, pagamentos via internet e novas contas. Por outro lado, a Weibo tem o seu poder viral e a habilidade de ganhar dinheiro com anúncios. Sua renda em propagandas cresceu 45% no último ano.
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Além disso, a Weibo faz o uso de uma das principais web trends da China, o live streaming. Isso se transforma numa nova fonte de renda uma vez que permite que seus usuários consigam comprar presentes virtuais.