Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Como a BRF transformou-se na maior exportadora de carne de frango do mundo

Como a BRF transformou-se na maior exportadora de carne de frango do mundo

47% do faturamento da empresa no ano passado foi oriundo de fora do Brasil

Lurdete Ertel
14/11/2016 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Pedro Faria
Pedro Faria

Pedro Faria, CEO global do Brasil Foods (Carol Carquejeiro)

Maior exportadora de carne de frango do mundo, a BRF vem engordando suas operações no exterior com o objetivo declarado de mudar seu status de exportadora para multinacional.

Com 47% do faturamento oriundo de fora do Brasil em 2015, a companhia trabalha há dois anos para aumentar essa fatia. No prazo de três a cinco anos, a BRF espera que a produção no exterior cresça dos atuais 6% para o patamar de 20%. O principal objetivo dessa meta é deixar a companhia mais próxima de seus mercados, para vencer o que considera o seu grande desafio: adequar-se aos gostos locais.

LEIA MAIS: Conheça o lado empreendedor de Giovanna Antonelli

Com esse pensamento, a companhia tem procriado unidades no exterior. Já são 18 fábricas fora do Brasil — cinco na Ásia (todas na Tailândia). Além das plantas próprias, o grupo tem joint ventures com terceiros em Cingapura, China e Hong Kong, para processamento de produtos exportados pelo Brasil. Recentemente, o grupo desembarcou na Malásia com o intuito de desenvolver uma plataforma de produção no país asiático.

“O primeiro passo, na nossa estratégia, foi fortalecer o protagonismo e a autonomia dos negócios locais. Hoje, a BRF opera em seis regiões — África, Ásia, Brasil, Europa, Latam e Oriente Médio. Como possuem peculiaridades distintas, as regiões contam com times exclusivos e integralmente dedicados a entender a realidade e os desejos
dos consumidores”, aponta Pedro Faria, CEO global da BRF. “Uma vez imersos na cultura local, os times conseguem estabelecer prioridades comerciais, adequando-as sempre que preciso. Dessa forma, nos aproximamos do consumidor e garantimos a expansão de um portfólio que atenda ao paladar local.”

LEIA TAMBÉM: 10 empresas brasileiras que fazem muito sucesso no exterior

Um exemplo desse movimento, aponta Faria, é a fábrica do grupo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Lá, a
empresa produz salsichas, pizzas, empanados e marinados. Toda a proteína utilizada na produção desses alimentos parte do Brasil. Já os temperos, são obtidos com fornecedores locais. A fórmula deu tão certo que recentemente a BRF anunciou a ampliação da produção local de 72 mil toneladas para 100 mil toneladas até o fi m deste ano.

“O alimento tem o poder de conectar as pessoas, porém, nem sempre o tempero que agrada ao inglês satisfaz o angolano, bem como o corte de frango mais apreciado pelo chinês não é o mesmo do brasileiro”, lembra o CEO global do grupo. “Existem muitos exemplos e uma verdade: o respeito pela cultura. Uma empresa de alimentos verdadeiramente global, que opera e produz localmente, deve estar atenta a esse fato.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • brf

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Colunas

    O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como

Últimas Notícias

  • GOL

    GOL Vai Propor a Acionistas Aumento de Capital de até R$19,25 Bilhões

  • IPCA

    Alta do IPCA Desacelera em Abril, Mas Alimentos e Saúde Pesam

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.