O Instagram apresentou na última segunda-feira (21) duas novas formas de compartilhamento: transmissões ao vivo no Instagram Stories e fotos e vídeos que desaparecem no Instagram Direct, como divulgado pelo site Facebook para empresas (O Facebook comprou o Instagram em 2012). As novidades estarão disponíveis nas próximas semanas.
Em agosto, o Instagram Stories foi apresentado como uma forma de compartilhar imagens do dia a dia de forma rápida. Atualmente, mais de 100 milhões de pessoas o utilizam diariamente.
LEIA MAIS: 81% dos norte-americanos estão no Facebook
O objetivo das transmissões ao vivo no Instagram Stores é ajudar empresas ou marcas a se conectarem com seus seguidores instantaneamente. No final da transmissão, a história live desaparece do app.
Para iniciar uma transmissão basta deslizar o dedo para a direita a partir do Feed para abrir a câmera e tocar no botão “Iniciar Vídeo Live”. Os seguidores serão notificados quando entrar ao vivo, e assim poderão acompanhar. Enquanto a transmissão acontece, é possível marcar um comentário para que todos vejam ou simplesmente desligar a seção.
Também será possível procurar por novas histórias ao vivo na ferramenta Explore. Tocando em “Top Live”, aparecem novas publicações que ocorrem no momento. Deslize para a direita ou esquerda para pular de uma para outra.
VEJA TAMBÉM: Instagram disponibiliza filtro de comentários para usuários
Os vídeos ao vivo no Instagram Stories e no Explore serão disponibilizados globalmente nas próximas semanas.
A segunda novidade é que agora o Instagram Direct permite enviar fotos e vídeos que desaparecem diretamente para grupos ou seguidores individuais. O número de pessoas e marcas que usam o recurso mensalmente cresceu de 80 para 300 milhões no mundo.
A atualização da última segunda-feira mantém essas conversas diretas da mesma forma, mas adiciona uma forma mais visual de se conectar com os demais usuários.
Para usar a nova ferramenta é preciso deslizar para a direita para tirar uma foto ou gravar um vídeo e então tocar na seta para enviar o conteúdo de forma privada. É possível escolher um grupo para encaminhar a imagem para seguidores individualmente.
Ao contrário das mensagens enviadas pelo Direct, essas fotos e vídeos desaparecem das caixas de entrada assim que são vistas. Caso algum seguidor queira tirar um print, o usuário será notificado. As fotos e vídeos que desaparecem no Instagram Direct também serão disponibilizadas globalmente nos próximos dias.