Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Como a brasileira Stefanini ganhou reconhecimento mundial

Como a brasileira Stefanini ganhou reconhecimento mundial

Marco Stefanini criou a empresa em sua casa e, hoje, tem mais de 71 unidades no exterior

Isabela Barbosa
24/12/2016 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Marco Stefanini criou a empresa em sua casa e, hoje, tem mais de 71 unidades no exterior (Divulgação)

Marco Stefanini criou a empresa em sua casa e, hoje, tem mais de 71 unidades no exterior (Divulgação)

Quando a Stefanini It Solutions foi criada, em 1987, a instalação consistia em apenas um dormitório da casa de seu fundador, Marco Stefanini, então com 26 anos. Hoje, às vésperas de completar 30 anos, a companhia especializada em treinamento na área de tecnologia da informação é mundialmente reconhecida, apesar de manter uma estrutura de governança tradicional e familiar.

LISTA: 13 multinacionais brasileiras mais promissoras em 2016

A companhia arriscou na internacionalização em 1996. A Argentina foi o primeiro alvo, e é hoje o mercado-chave na América Latina para a Stefanini, que depois expandiu seus negócios para o Chile, México, Estados Unidos, Peru, Colômbia e outros 28 países.

Desde o início dos anos 2000, a empresa investe na aquisição de companhias capazes de complementar os serviços já oferecidos. Em 2015, a Stefanini inaugurou a primeira filial em Ontário, no Canadá. A região, formada pelas cidades de Toronto e Ottawa, é o segundo maior polo de TI da América do Norte. Atualmente, Ontário tem um PIB de cerca de 560 bilhões de dólares, e é referência em pesquisa e desenvolvimento para tecnologia da informação e da comunicação. “Até então, projetos da região de Ontário eram absorvidos pela nossa equipe de Detroit, nos Estados Unidos. Com a inauguração da unidade em Ontário, estamos confiantes na geração de grandes negócios, que podem, inclusive, nos levar a fazer aquisições naquele país”, diz o vice-presidente do Grupo Stefanini, Ailtom Nascimento.

RANKING: 70 maiores bilionários do Brasil em 2016

No Brasil, o setor de tecnologia da informação tem superado até mesmo as expectativas mundiais. Um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) em parceria com a consultoria IDC Brasil mostra que os investimentos em hardware, software e serviços no Brasil tiveram um crescimento de 9,2% em 2015 sobre o ano anterior, ao passo que o indicador mundial foi de 5,6% em média. Para 2016, a expectativa é de um crescimento de 3% no Brasil, ante média global de 2,4%.

“Hoje quase 100% do público tem acesso a informação. Era inimaginável ser tão simples, fácil e prático”, diz Ailtom Nascimento. “Nossos próximos passos para um mundo globalizado e cheio de soluções inovadoras serão apostar em startups e, certamente, revolucionar a educação.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa Renova Recorde Histórico e Fecha Perto dos 139 Mil Pontos

  • Pepe Mujica

    Morre José Alberto Mujica (1935-2025), Ex-presidente do Uruguai

  • Presidente dos EUA, Donald Trump, e príncioe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman

    Trump Garante Promessa de Investimento Saudita de US$ 600 Bi em Viagem Pelo Golfo

  • Magda Chambriard

    Petrobras Reforça Que Queda de Petróleo Pede Austeridade e Controle de Custos

  • Global Eggs Compra Granja Legaria na Espanha

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.