Desde muito jovem, Ricardo Sangion, hoje aos 40 anos, não escondia sua admiração pelo pai, sempre envolvido no mundo corporativo. Mas nunca teve ambição por correr em busca de cargos e títulos. Nem precisava. Eles viriam naturalmente, atrás de seu talento como um verdadeiro midas das redes sociais.
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Em 2010, foi o primeiro contratado pelo Facebook no país. “Minha missão era expandir a rede, que tinha só 5 milhões de usuários, contra os 40 milhões do Orkut. Em 2012, quando saí de lá, o Facebook já estava com mais de 80 milhões de inscritos”, conta. Com um cartão de visitas desse porte, logo Ricardo recebeu proposta para gerenciar a área de desenvolvimento de negócios e estratégias na Microsoft. Em 2014, achou que era hora de assumir outro desafio: fazer o Pinterest, rede de compartilhamento de fotos, decolar no Brasil.
A rede social, que tem 150 milhões de seguidores ativos no mundo, contava com pouquíssimos brasileiros inscritos. Muitos nem sequer conheciam a plataforma. Hoje, cerca de 1,3 milhão de ideias são “pinadas” diariamente no país. Ricardo quer mais: investe para que o brasileiro conheça, compreenda e utilize o Pinterest como “ferramenta de referências e inspirações”. Quer também uma fatia do faturamento global de quase R$ 1 bilhão previsto para 2016. Os assuntos favoritos do público, aqui, são moda, bebidas e comidas, beleza, decoração e DIY (do it yourself).
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Como prova de desapego pelo status de executivo, Ricardo costuma dividir seu tempo com várias outras empreitadas – como o Bar Brejas, em Campinas; o Brejas.com.br, site que comanda pessoalmente e que soma 660 mil visualizações mensais; e a pousada Marauba Beach House, na Bahia. O rótulo de empreendedor também não o agrada. “Gosto da escola que o mundo executivo possibilita. Hoje, com o Pinterest, temos uma escala de alcance mundial. São aprendizados que os negócios pessoais não proporcionam. O ideal, para mim, é levar tudo concomitantemente, exatamente como tem sido.”