A Califórnia, nos Estados Unidos, determinou a Uber a parar de usar carros autônomos em suas corridas, até que o estado determine a permissão para empresas testarem esta tecnologia em vias públicas.
De acordo com a “Associated Press”, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (MVDC) publicou um relato que diz que a startup já esperava a proibição, no entanto, a Uber contesta a medida sob o argumento de que os carros utilizados não são totalmente autônomos, há sempre um motorista presente ao volante.
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O programa piloto de direção autônoma em San Francisco é uma expansão do lançamento original da Uber em Pittsburg, na Pensilvânia, em setembro deste ano. A versão do serviço na Califórnia incluiu o uso do Volvo XC90 SUV, a terceira geração de veículos autônomos da empresa.
A empresa afirmou que não pretende recorrer à ação. Os requerimentos para a operação de veículos autônomos em vias públicas estão detalhados em um site específico pelo MVDC. Uma carta enviada à Uber dizia que se a empresa não encerrasse o serviço, a empresa poderia enfrentar “ações legais, incluindo medidas cautelares”.
Antes destas medidas regulatórias, um dos veículos da Uber foi filmado atravessando um sinal vermelho, embora não esteja confirmado se o carro era de fato autônomo ou se o motorista estava pilotando. A startup afirmou à empresa TechCrunch que está estudando o caso e que “segurança é a prioridade”.
Isto significa que em menos de um dia de teste a Uber já teve problemas. Isto se parece com o início da companhia que teve que agir em contraversão para atingir seus objetivos corporativos.
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“Pelo o que estudei sobre as leis de permissão do uso de veículos autônomos, existe uma permissão desde que tenha um motorista no volante”, diz o conselheiro e investidor da Uber Bradley Tusk em entrevista ao portal TechCrunch. “Apesar disso, para tirar um pouco da animação do processo, a Uber constantemente faz algo inovador que não é bem aceito em um primeiro momento, mas depois tudo é resolvido”, afirma Tusk.