A Alphabet, dona do Google, registrou lucro no quarto trimestre abaixo das estimativas dos analistas, aumentando a pressão sobre a empresa para entregar novas apostas em hardware e computação em nuvem à medida que seu negócio de publicidade amadurece.
O lucro líquido da Alphabet subiu a US$ 5,33 bilhões, ou 7,56 dólares por ação classes A, B e C no quarto trimestre, ante US$ 4,92 bilhões, ou 7,06 dólares por ação, um ano antes.
Excluindo itens, a empresa lucrou 9,36 dólares por ação, abaixo da estimativa média de 9,64 dólares por ação, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.
VEJA TAMBÉM: Novo estudo aponta que senhas continuam tão ruins quanto as de 2015
A receita publicitária do Google, que representa a maior parte dos negócios, subiu 17,4%, para US$ 22,4 bilhões no quarto trimestre. A diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, ressaltou que a companhia está diversificando seus negócios, apontando para o crescimento de hardware, vendas de aplicativos e negócios na nuvem. A outra receita da empresa, que captura esses negócios, subiu 62%.
“Vemos um tremendo potencial para essas empresas, bem como no desenvolvimento contínuo de fluxos de receitas não publicitárias para o YouTube”, disse Porat em um telefonema com investidores.
Ela destacou a linha de produtos domésticos inteligentes Nest da empresa, dizendo que as vendas dobraram durante o período de férias, incluindo a Black Friday e a Cyber Monday.
LEIA MAIS: Como o Instagram se tornou o motor de crescimento do Facebook
A empresa registrou alta de 22,2% da receita trimestral, com anunciantes gastando mais para alcançar uma base de usuários que fica mais tempo em smartphones e no YouTube.
A empresa de pesquisa eMarketer estimou que o Google vai capturar US$ 60,92 bilhões em receita de anúncios de buscas neste ano, ou 58,8% do mercado de anúncios de busca em todo o mundo.
Os cliques pagos ou os cliques em anúncios do Google subiram 36%, ante alta de 33% no terceiro trimestre. Cliques pagos são os anúncios nos quais um anunciante paga apenas se um usuário clicar nele.
LISTA: 10 CEOs mais poderosos do mundo em 2016
Analistas em média esperavam aumento de 26,9%, de acordo com FactSet StreetAccount.
O custo por clique caiu 9%, na esteira do aumento das vendas de anúncios para celular, com preços mais baixos. No entanto, a mudança não chega a ser alarmante, pois sugere que o Google está vendendo mais anúncios no YouTube, que são vistos como indicador-chave de crescimento.
A receita de divisão Other Bets da Alphabet aumentou para US$ 262 milhões, ante US$ 150 milhões um ano antes, enquanto o prejuízo operacional caiu de US$ 1,21 bilhão para US$ 1,09 bilhão.
A receita consolidada da empresa subiu para US$ 26,06 bilhões, acima da estimativa média de US$ 25,26 bilhões.
(Reportagem de Anya George Tharakan e Julia Love)