A PepsiCo reportou lucro trimestral melhor que o esperado, após a empresa se beneficiar de seus programas de cortes de custos e da maior demanda por suas bebidas e lanches mais saudáveis na América do Norte.
A PepsiCo e outras empresas de alimentos processados estão investindo intensamente para desenvolver produtos que atendam aos gostos mais variados dos consumidores, que estão cada vez mais buscando opções mais saudáveis.
A empresa informou que agora obtém cerca de 45% de sua receita líquida de produtos “sem culpa” – bebidas que têm menos de 70 calorias por 12 onças (cerca de 340 gramas) e lanches com menores quantidades de sal e gordura saturada.
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A receita líquida da unidade de bebidas da América do Norte, maior negócio da empresa, subiu 8% no quarto trimestre. O volume de vendas da unidade aumentou 1%.
A empresa também se beneficiou de menores custos de matéria-prima e ganhos de produtividade com planos de corte de custos, que incluem fechamento de fábricas, simplificação de estruturas de organização e gestão e investimento em automação industrial.
No entanto, o lucro líquido atribuível à PepsiCo caiu para US$ ,4 bilhão, 0,97 dólar por ação, no trimestre, ante US$ 1,72 bilhão, ou 1,17 dólar por ação, um ano antes.
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A queda no lucro líquido ocorreu devido a acordos ligados a pensões e um custo de resgate de dívida e um benefício fiscal no mesmo período do ano anterior, informou a empresa.
Excluindo itens, a empresa lucrou 1,20 dólar por ação.
A receita líquida da empresa subiu 5%, para 19,52 bilhões de dólares.
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Analistas esperavam em média lucro de 1,16 dólar por ação e receita de 19,51 bilhões, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
A PepsiCo estimou lucro ajustado em 2017 de 5,09 dólares por ação, abaixo da estimativa dos analistas 5,16 dólares.
A empresa previu que a receita orgânica cresça pelo menos 3%, abaixo do crescimento de 3,7% em 2016.
(Por Sruthi Ramakrishnan)