Há pouco tempo, o Instagram gerou tumulto quando revelou que as empresas poderiam anunciar no Stories. E, embora as marcas até tenham conseguido exibir suas propagandas no feed normal por um tempo, a habilidade de criar uma história para sua campanha tem um potencial incrivelmente eficaz.
Não é nenhum segredo que os conteúdos visuais vão dominar 2017. De acordo com o “Search Engine Journal”, mais da metade dos empresários afirmou ter publicado, no ano passado, materiais com recursos visuais em 90% dos casos – um aumento de 130% na comparação com 2015. Além disso, 60% deles também afirmaram que o conteúdo visual é essencial para os seus orçamentos de marketing deste ano. E como o Instagram é quase inteiramente visual – além de ser baseado e organizado pelo mesmo sistema de hashtags que fez do Twitter uma rede tão bem-sucedida -, apostar nessa plataforma é uma ótima ideia.
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Veja na galeria de fotos 3 motivos pelos quais você deveria se tornar um especialista no Instagram o mais rápido possível:
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1. O interesse do consumidor é instantâneo
“Por mais insano que isso pareça, o Instagram pode ser mais poderoso em atingir um cliente em potencial do que o Facebook em alguns aspectos”, explica Max Berry, CEO e fundador da empresa de marketing Attract.ly. “Digamos que você é um fotógrafo de casamentos. Uma simples pesquisa pelas hashtags #euaceito ou #eladissesim vai te mostrar uma enorme lista de pessoas que, muito em breve, vão precisar dos seus serviços. Portanto, adicione a tag com o local e você terá uma lista de possíveis clientes.
Essa dica é especialmente útil para marcas que dependem de eventos, locais, estilos e identidade social – ou seja, a maioria das de consumo! Realmente leva algum tempo até que consigamos nos familiarizar com as hashtags que geram mais resultados, mas uma vez que você se adaptar com a busca por clientes no Instagram, você terá uma solução gratuita e sempre atualizada. E esse é um tempo bem gasto!
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2. Os usuários querem se conectar com as marcas nessa plataforma
Você não apenas pode procurar seus clientes no Instagram de modo fácil, rápido e confiável, como eles também estão bem mais dispostos a se conectarem e falarem com você na plataforma. A empresa de pesquisas Forrester descobriu, no início deste ano, que o Instagram é o rei da interação nas mídias sociais, com um engajamento de 4,21% dos usuários nos posts de marcas contra apenas 0,07% do Facebook e 0,03% do Twitter.
Todos nós sabemos que falar não adianta nada quando ninguém está ouvindo – portanto, vá para os ambientes que seus consumidores costumam frequentar quando estão buscando inspiração para suas compras. Independentemente de o seu cliente ideal ser um usuário recém-engajado, estar procurando por algo novo ou caçando fofocas de celebridades, você pode achá-lo facilmente no Instagram, e nessa plataforma ele estará muito mais aberto para interagir com a sua marca do que em qualquer outro lugar.
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3. Os usuários estão prontos para falar… e comprar
O perfil do público com o qual você vai interagir também é um desafio. Mais da metade das pessoas entre 18 e 29 anos tem uma conta na rede social, e a maioria dos usuários passa, aproximadamente, 20 minutos por dia interagindo na plataforma. Não está conseguindo atingir os millennials? Aproximadamente um terço dos usuários globais da internet está no Instagram, portanto, é improvável que sua audiência esteja completamente ausente nessa rede social.
Se você pretende atingir esse grupo, lembre-se de que o Instagram não oferece apenas o Newsfeed e o Story Ads, mas também permite que você tenha imagens “compráveis” – ou seja, se você tem uma loja online, você pode vender diretamente pelo aplicativo. Isso é uma grande oportunidade de aumentar as vendas.
O Instagram está crescendo fortemente e está prestes a explodir: a plataforma aumentou significativamente seu nível de usuários ativos diariamente (DAU, sigla em inglês), mais do que o Snapchat (embora a rede de fotos instantâneas tenha começado a aparecer mais na imprensa devido ao seu sucesso). À medida que a sua equipe de marketing observar com mais seriedade o conteúdo visual, não cometa o erro de negligenciar a plataforma mais visível. O Instagram dá uma enorme ajuda para qualquer plano de marketing de marcas de consumo, tanto como parte de uma estratégia para despertar interesse no consumidor como para atuar como uma ferramenta de venda.
1. O interesse do consumidor é instantâneo
“Por mais insano que isso pareça, o Instagram pode ser mais poderoso em atingir um cliente em potencial do que o Facebook em alguns aspectos”, explica Max Berry, CEO e fundador da empresa de marketing Attract.ly. “Digamos que você é um fotógrafo de casamentos. Uma simples pesquisa pelas hashtags #euaceito ou #eladissesim vai te mostrar uma enorme lista de pessoas que, muito em breve, vão precisar dos seus serviços. Portanto, adicione a tag com o local e você terá uma lista de possíveis clientes.
Essa dica é especialmente útil para marcas que dependem de eventos, locais, estilos e identidade social – ou seja, a maioria das de consumo! Realmente leva algum tempo até que consigamos nos familiarizar com as hashtags que geram mais resultados, mas uma vez que você se adaptar com a busca por clientes no Instagram, você terá uma solução gratuita e sempre atualizada. E esse é um tempo bem gasto!