A CEO Patti Cazzato construiu seu caminho para o sucesso fazendo o que ama: proteger o meio ambiente. No passado, ela trabalhou na vanguarda criativa de grifes como Esprit e Gap. Enquanto liderava a equipe encarregada da linha ecológica feminina da Levi Strauss e criava seu casal de filhos adolescentes, Patti fundou a Clary Sage Organics, uma loja especializada em roupas e utensílios orgânicos para yoga em São Francisco. Mas, devido à recessão de 2008, a empreendedora foi obrigada a procurar novos rumos para sua carreira.
Foi então que apareceu a oportunidade de liderar a Timbuk2, uma companhia de São Francisco que manufatura mochilas, bolsas e acessórios, além de encorajar o bem-estar por meio de um estilo de vida baseado no ciclismo. Patti, com suas três décadas de experiência no varejo, foi nomeada a primeira mulher CEO da empresa. Desde que se juntou ao time da Timbuk2, ela já lançou novas coleções, elevou o patamar da marca nos EUA e internacionalmente e adotou uma postura cada vez mais agressiva no que se refere à sustentabilidade.
A Timbuk2 foi fundada em 1989 por Rob Honeycutt, um entregador que utilizava a bicicleta como meio de transporte, em sua garagem em São Francisco. A companhia nasceu na cidade, passou a fabricar suas peças no Mission District, um dos bairros mais charmosos da cidade, e leva seu compromisso com ela muito a sério. Ela criou um programa, batizado de Life Cycle e lançado em abril de 2014, que encoraja os clientes não apenas a reduzir, reutilizar e reciclar as bolsas da marca, como também a consertar e customizá-las de forma a aumentar a sua vida útil. A empresa não utiliza nenhum material considerado tóxico e incorpora itens reciclados sempre que possível.
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Patti sempre teve como objetivo criar um impacto ambiental positivo em seus trabalhos. No começo de sua carreira, foi inspirada por Doug e Susie Tompkins, os fundadores da Esprit e The North Face. “Ele são eco visionários e pioneiros em encorajar os funcionários a ter responsabilidade com o meio ambiente”, contou a CEO. “Eles me ensinaram o quanto uma marca pode gerar de impacto ao pensar além de seus produtos e do dia a dia. Isso me levou à conclusão óbvia de começar a minha própria linha de roupas orgânicas e sustentáveis, a Clary Sage Organics.”
Com a nova marca, Patti combinou três de suas maiores paixões: meio ambiente, yoga e moda. Infelizmente, o negócio não foi bem-sucedido.
Mas, na Timbuk2, a executiva diz amar a missão da empresa de criar produtos melhores, comunidades melhores e cidades melhores, tudo isso enquanto estimula a vida de São Francisco por meio da manufatura local. “Tenho dois filhos, moro nesta cidade e sou uma cidadã local, é importante construir com um olho no futuro.”
Ela também acredita que não importa o quão grande ou pequena uma companhia seja, sempre é possível ser ativo dentro dela, independentemente da sua posição. “É importante nunca perder o desejo de continuar seguindo seu próprio caminho enquanto tem em mente os erros do passado. Sua vida é formada por uma série de experiências, e você deve sempre estar presente na jornada.”
Patti diz que seu trabalho atual e as experiências passadas trabalhando para marcas que possuem um propósito maior a ensinaram que, quando os seus caminhos pessoal e profissional se ligam, sua carreira passa a ter muito mais sentido. “Ter uma ocupação que vai ao encontro do seu objetivo te incentiva a levantar e trabalhar todos os dias. É o que proporciona e abastece o sucesso. Você ganha um novo senso de missão cumprida.”
Para jovens que estão no começo de suas carreiras, a CEO oferece um conselho: “Não seja vítima da ideia de que só há um caminho para o sucesso. Eu sempre aconselho os iniciantes a anotarem tudo o que eles amam sobre suas carreiras, e também as causas que os levam a procrastinar. Ao perceber essas forças e fraquezas, você descobre suas verdadeiras paixões.”
A partir daí, é um processo de construção, diz Patti. “Respeite as experiências daqueles que chegaram antes de você e aprenda com os altos e baixos da suas carreiras. Não tenha medo de fazer as perguntas difíceis. E seja sempre você mesmo. Se conformar com a cultura da empresa impede as nuances específicas que só você pode trazer. Estabelecer sua personalidade vai te diferenciar. Siga em frente e não olhe para trás, ache os riscos e as emoções. Observe o que acontece ao seu redor e siga com confiança e otimismo. Essas são as chaves para qualquer empreendedor.”