Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Brasil é um dos principais mercados para a Google

Fábio Coelho afirma que Brasil é um dos principais mercados para a Google

País tem hoje 139 milhões de internautas, mas executivo acredita no potencial para mais 70 milhões

Leandro Manzoni
23/03/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Fábio Coelho apresentando os novos produtos da Google em um evento em SP (Divulgação)

A Google apresentou seus novos produtos para o mercado brasileiro em um evento realizado nesta quarta-feira (22), no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Mesmo diante de uma forte recessão econômica no país, Fábio Coelho, que acumula os cargos de vice-presidente e presidente no Brasil, disse que a empresa vai continuar com os planos de expansão. “O investimento é de médio e longo prazos, o que fizemos foi apenas um ajuste durante a crise atual”, disse, quando perguntado se os atuais casos de corrupção e o imbróglio político não teriam contribuído para que a empresa diminuísse sua atuação no país. Embora o Brasil já tenha 139 milhões de internautas, Coelho acredita que o potencial é muito maior e inclui outras 70 milhões de pessoas por meio de investimento em infraestrutura e na contribuição para a melhoria da educação.

Somente as ferramentas Google Adwords e Search contribuíram para que a economia movimentasse R$ 37 bilhões em 2015, com a manutenção de 430 mil empregos

Coelho também citou o investimento de R$ 500 milhões nos últimos três anos, que resultou na abertura do campus para empreendedores em São Paulo, no escritório de engenharia em Belo Horizonte e, ainda este ano, na abertura do YouTube Space Rio, voltado para a produção de audiovisual e de conteúdo. “O Brasil possui as instalações mais completas do ecossistema Google”, disse o executivo.

LEIA MAIS: Google e Fundação Lemann investem em nova plataforma educacional

Os investimentos também contribuíram para que o brasileiro se tornasse um dos principais consumidores da empresa em aplicativos e produto como YouTube, Waze, Chromecast e Tradutor. O país também concentra o maior número de desenvolvedores no Google Play. Em um estudo encomendado pela companhia à consultoria Deloitte, somente as ferramentas Google Adwords e Search contribuíram para que a economia movimentasse R$ 37 bilhões em 2015, com a manutenção de 430 mil empregos.

Em relação aos ajustes para enfrentar a crise, o executivo brasileiro mencionou a busca de eficiência como estratégia para enfrentá-la. Para isso, a gigante de tecnologia buscou parcerias com grandes empresas e apresentou soluções mais eficazes de comunicação com o consumidor. Em muitos casos, foi necessário, inclusive, redesenhar a interface dos sites para acomodar melhor os anúncios em dispositivos móveis. Entre as empresas que realizaram parcerias com o Google, Coelho citou corporações no ramo varejista, automotivo e aéreo.

Entre os produtos lançados nesta quinta-feira está o Google Meu Negócio, que estará disponível para os brasileiros até o fim do ano. Seu objetivo é facilitar a criação e a otimização gratuita de websites para smartphones no segmento de pequenas e médias empresas. “A meta da Google é simplificar processos e soluções, pois o pequeno empresário não tem tempo para aprender programação”, disse Coelho a FORBES. O presidente ainda enfatizou a parceria com o Sebrae para expandir as soluções apresentadas às grandes empresas, especialmente a modificação da interface do website para mobile, um dos um dos objetivos do Google Meu Negócio.

VEJA TAMBÉM: Waze passará a funcionar também como app de compartilhamento de caronas

Outro destaque foi o Google Allo, um aplicativo de mensagem instantânea que incorporar diversos recursos. A utilização dessas novas possibilidades com o auxílio da inteligência artificial é a aposta de Coelho para que o aplicativo caia no gosto dos brasileiros. “A resposta e a exploração são fantásticas”, disse, apontando a possibilidade de o usuário utilizar e compartilhar o resultado de uma pesquisa dentro de uma conversa e a customização de respostas. Sobre a concorrência com o Whatsapp, do Facebook, Coelho avalia que eles podem ser complementares, e a “sociedade vai decidir o lugar do Allo”.

Fake News

Coelho não se esquivou de explicar a ausência de produtos relacionados à verificação de autenticidade das notícias, tema que ganhou relevância após a influência das fake news no resultado das eleições americanas e do Brexit no ano passado. “Não temos a pretensão de ser a polícia da Internet”, disse, ressaltando que não depende da gigante tecnológica julgar o que é verdade ou mentira nas redes. Entretanto, disse que a Google promove e participa do debate sobre o tema, convocando empresas de fact checking para elaborar algo semelhante a uma curadoria de notícias. Entre os parceiros nacionais, Coelho mencionou as Organizações Globo e a Folha de S. Paulo.

Relação com o poder público

O executivo é um dos participantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, conhecido como Conselhão, um grupo de trabalho com representantes de vários segmentos da sociedade que assessora a Presidência da República na elaboração de políticas públicas que possam contribuir para o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Embora as reuniões do grupo sejam comandadas pelo atual presidente Michel Temer, Coelho disse que tinha boas relações com a antecessora, Dilma Rousseff, assim como com todos os governos e governantes do país. “São valores da Google o diálogo com todos os setores, desde que beneficie a sociedade”, disse.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Fábio Coelho
  • Fake News
  • google

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.