Durante anos, as pessoas se perguntaram se um botão “não curti” seria inserido no feed de notícias do Facebook. Nesse tempo todo, a rede social afirmou que não iria implementar o recurso porque ele poderia gerar muita negatividade. Mas, agora, o Facebook está testando o botão como parte de uma implementação de reações de emojis no app de mensagens Messenger.
No ano passado, o Facebook introduziu o emoji “reactions” no feed de notícias como uma alternativa ao botão “curtir”. Os emojis, que incluem “curti”, “amei”, “haha”, “uau” e “grr”, se tornaram tão populares que foram usados cerca de 300 bilhões de vezes no período de um ano. Recentemente, a rede social confirmou que as reações no feed pesam mais na conta do algoritmo do que as simples curtidas, o que influencia, consequentemente, no destaque das publicações.
LEIA MAIS: Vazamento de informações da Apple dá pistas sobre iPhone 8
Mas como o botão “não curti” vai funcionar para o Messenger? De acordo com printscreens vazados para Josh Constine, do site de tecnologia “TechCrunch”, os usuários enxergarão um botão do emoji ao lado do menu de navegação (os três pontinhos) que aparece ao passar o mouse sobre a mensagem do Messenger.com ou no modo de tela cheia de mensagens para desktop. Os prints também mostram que o Facebook planeja adicionar sete novas reações. Quando a ferramenta for utilizada no Messenger, todos poderão clicar para ver quem deixou uma reação, similar ao feed de notícias.
“Estamos sempre testando maneiras de tornar o Messenger mais divertido e de aumentar o engajamento. Esta é uma pequena simulação onde permitimos que as pessoas compartilhem emojis que traduzam seus sentimentos em relação à mensagem”, afirmou o Facebook em declaração à Constine.
A rede social também disse que vê o botão “não curti” como uma maneira de dizer “não” a algo. O Messenger é frequentemente usado para planejar e coordenar um evento ou atividade, então as reações seriam como responder positiva ou negativamente.
VEJA TAMBÉM: Facebook fornecerá dados de anúncio para auditoria independente
O botão “não curti” pode ser útil ao interagir com o chatbot – software de resposta automática – do Messenger. Hipoteticamente, os usuários do app de mensagens conseguirão enviar feedbacks mais facilmente aos chatbots das páginas de marcas ao dar “curtir” ou “não curti” nas respostas. Em julho de 2016, o vice-presidente de produtos de mensagens do Facebook, David Marcus, anunciou que mais de 11.000 chatbots foram construídos na plataforma Messenger. Isso aconteceu apenas três meses após a estreia da ferramenta na conferência anual F8.
Quando a Apple lançou o iOS 10 em setembro de 2016, incluiu uma funcionalidade que era similar ao emoji de reações para o iMessage, batizada de Tapback. Ela permite que você clique em uma mensagem de texto e responda com um emoji. O feedback que o Facebook receberá pelos emojis de reações durante o teste vai determinar o quão rápido ele será lançado para todos os usuários.
Há especulações, ainda, de que o Facebook também estaria testando uma ferramenta que combate notícias falsas.