Jaguar Land Rover acaba de anunciar o franco-suíço Frédéric Drouin como o novo presidente da América Latina. O executivo soma mais de três décadas de experiência na indústria automotiva e já passou pelo mercado brasileiro: foram 10 anos no país pela Peugeot, sendo que sua última posição foi como presidente, entre 2012 e 2014.
O anúncio foi feito em São Paulo com a presença do diretor de negócios internacionais da Jaguar Land Rover, Dimitri Kolchanov, que acredita que Frédéric é capaz de incrementar as operações na região graças a sua experiência e ao domínio do idioma nativo. O executivo se declarou otimista com o mercado brasileiro e disse que “grandes investimentos trazem uma grande confiança”, referindo-se à fábrica inaugurada em 2016 em Itatiaia, Rio de Janeiro.
Frédéric assume o cargo após Frank Wittemann – que permaneceu cerca de um ano no país – ser convidado para liderar a operação da divisão chinesa. O novo presidente se declarou animado, pois acredita que as duas marcas possuem um DNA totalmente em sintonia com o Brasil: a Jaguar tem um grande potencial para crescer, enquanto a Land Rover está bem estabelecida no mercado e é uma referência no setor. Para 2017, ele também adiantou algumas expectativas:˜”Acredito que será um ano de consolidação, estável e que o crescimento chegará no ano que vem, assim como a recuperação econômica”.
LEIA MAIS: Jaguar Land Rover inaugura primeira fábrica no Brasil
A nova função de Frédéric será exercida em um cenário agitado: as vendas de automóveis caíram 20% em 2016, sendo que no segmento premium essa queda foi ainda maior – 28%. Esses números indicam um perfil de consumidor mais cauteloso na hora de investir em automóveis novos, e levantou uma comparação entre o Brasil que ele conheceu no começo do século 21 – “feliz e otimista” – e o atual, com as pessoas mais “desanimadas”.
Outro ponto levantado pelo novo presidente da marca é que os consumidores brasileiros possuem características únicas no momento da compra de um automóvel: eles até possuem o poder aquisitivo necessário mas, muitas vezes, optam por não realizar a compra. Uma das razões é o custo de manutenção dos carros. Para minimizar o problema, a Jaguar Land Rover está lançando um pacote de manutenção, que consiste em um plano de serviços com valor fixo, para os primeiros cinco anos.
O executivo ficará baseado no escritório de São Paulo e terá sob a sua responsabilidade a unidade de vendas da Colômbia e os escritórios da América Latina e Caribe.