Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Realidade virtual pode vender mais imóveis

Como a realidade virtual pode revolucionar o mercado imobiliário

Tecnologia aumenta a eficiência do processo de venda sem muito investimento

Redação
03/04/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

O mercado imobiliário é um segmento que, normalmente, se adapta aos avanços do tempo e adota tecnologias capazes de ajudar em seu desenvolvimento. Entretanto, parece haver uma ligeira descrença em relação à realidade virtual. Esse pode ser um grande erro para alguns e uma enorme vantagem para aqueles que se renderem ao recurso ao longo deste ano.

VEJA TAMBÉM: 10 maiores mercados imobiliários de luxo do mundo

Vamos levar em consideração os dois maiores desafios de um profissional do mercado imobiliário. O primeiro é que eles têm que administrar o tempo gasto entre uma visita e outra, enfrentando o trânsito e vários outros fatores que estão fora do seu controle. O outro está diretamente relacionado à frase mais usada no mercado imobiliário: “Não é como as fotos mostram”.

A realidade virtual pode ajudar a resolver ambos os problemas. Ela oferece a possibilidade de, virtualmente, visitar uma quantidade maior de imóveis em muito menos tempo. Isso vai, consequentemente, aumentar a eficiência das vendas, assim como permitir a interação com muito mais potenciais compradores.

LEIA MAIS: Realidade virtual devolve experiências de vida a portadores de esclerose

Veja a seguir 3 diferentes opções que podem ser exploradas graças à realidade virtual para aumentar as experiências no mercado imobiliário:

  • 1. Visita virtual guiada 

É como se fosse um vídeo promocional, exceto pelo fato de ser produzido e filmado em 360°. Esse método é ótimo para propriedades já construídas. Para as que ainda estão em construção, a realidade virtual seria uma ferramenta revolucionária, pois poderia mostrar projetos inacabados de uma maneira totalmente inédita. Um exemplo é a produção de uma visita virtual a uma torre em Montreal. Como o objetivo era dar um toque de storytelling, foram misturados diferentes recursos de mídia com experiência virtual, como fotos 360°, vídeos e tecnologia 3D. As fotos serviram para definir o tom, com renderizações em 3D de alta qualidade em partes ainda inacabadas, como a cozinha e o quarto, para simular como ficaria a casa se estivesse pronta, mobiliada e decorada. A filmagem 360° foi usada para causar uma reação emocional, reforçada pela narração.
    iStock

    1. Visita virtual guiada

    É como se fosse um vídeo promocional, exceto pelo fato de ser produzido e filmado em 360°. Esse método é ótimo para propriedades já construídas. Para as que ainda estão em construção, a realidade virtual seria uma ferramenta revolucionária, pois poderia mostrar projetos inacabados de uma maneira totalmente inédita. Um exemplo é a produção de uma visita virtual a uma torre em Montreal. Como o objetivo era dar um toque de storytelling, foram misturados diferentes recursos de mídia com experiência virtual, como fotos 360°, vídeos e tecnologia 3D. As fotos serviram para definir o tom, com renderizações em 3D de alta qualidade em partes ainda inacabadas, como a cozinha e o quarto, para simular como ficaria a casa se estivesse pronta, mobiliada e decorada. A filmagem 360° foi usada para causar uma reação emocional, reforçada pela narração.

  • 2. Visitas virtuais interativas 

Para elevar as visitas virtuais a outro nível, a experiência pode ser interativa de acordo com o movimento determinado pelo usuário. Será uma experiência única na vida do cliente. Muitas pessoas já ouviram falar, mas realmente tentar a realidade virtual terá um efeito impressionante. Essa experiência precisa ser estabelecida em um aplicativo móvel. Por ser interativa, é muito mais parecida com um jogo do que de um vídeo.

A experiência interativa é criada com pontos que aparecem no campo de visão quando o usuário coloca sua atenção de uma direção para outra. Ao manter o olhar em um ponto fixo, ele é transportado para onde o ponto está localizado, permitindo um passeio virtual pela propriedade no seu próprio ritmo.
    iStock

    2. Visitas virtuais interativas

    Para elevar as visitas virtuais a outro nível, a experiência pode ser interativa de acordo com o movimento determinado pelo usuário. Será uma experiência única na vida do cliente. Muitas pessoas já ouviram falar, mas realmente tentar a realidade virtual terá um efeito impressionante. Essa experiência precisa ser estabelecida em um aplicativo móvel. Por ser interativa, é muito mais parecida com um jogo do que de um vídeo.

    A experiência interativa é criada com pontos que aparecem no campo de visão quando o usuário coloca sua atenção de uma direção para outra. Ao manter o olhar em um ponto fixo, ele é transportado para onde o ponto está localizado, permitindo um passeio virtual pela propriedade no seu próprio ritmo.

  • 3. Comércio virtual 

Pense na interatividade da visita virtual descrita acima e adicione a possibilidade de fazer mudanças na customização da casa, como nos site de comércio eletrônico. O mercado imobiliário deveria ser o primeiro a se interessar pela chance de adotar o recurso: as visitas virtuais interativas precisam, por causa de suas exigências tecnológicas, ser colocadas em aplicativos.

O uso da realidade virtual não precisa ser sinônimo de computadores pesados e materiais complicados, como sensores de movimento. A tecnologia não pode ofuscar o ponto mais importante desse esforço: a perspectiva da experiência do comprador.

A tecnologia tem passado por altos e baixos no último ano e acredita-se que o futuro da realidade virtual passa pelos dispositivos móveis, por meio de aplicativos. A boa notícia é que as imobiliárias que já os possuem podem facilmente incorporar uma seção de realidade virtual por meio de uma Interface de Programação de Aplicativos (API).

A realidade virtual é uma tecnologia nova e muito estimulante, capaz de permitir que o mercado imobiliário conte uma história inédita, sem exigir grandes investimentos, já que pode ser facilmente integrada às plataformas já existentes. Tudo isso terá impacto na eficiência do processo de vendas sem exigir a contratação de novos funcionários.
    iStock

    3. Comércio virtual

    Pense na interatividade da visita virtual descrita acima e adicione a possibilidade de fazer mudanças na customização da casa, como nos site de comércio eletrônico. O mercado imobiliário deveria ser o primeiro a se interessar pela chance de adotar o recurso: as visitas virtuais interativas precisam, por causa de suas exigências tecnológicas, ser colocadas em aplicativos.

    O uso da realidade virtual não precisa ser sinônimo de computadores pesados e materiais complicados, como sensores de movimento. A tecnologia não pode ofuscar o ponto mais importante desse esforço: a perspectiva da experiência do comprador.

    A tecnologia tem passado por altos e baixos no último ano e acredita-se que o futuro da realidade virtual passa pelos dispositivos móveis, por meio de aplicativos. A boa notícia é que as imobiliárias que já os possuem podem facilmente incorporar uma seção de realidade virtual por meio de uma Interface de Programação de Aplicativos (API).

    A realidade virtual é uma tecnologia nova e muito estimulante, capaz de permitir que o mercado imobiliário conte uma história inédita, sem exigir grandes investimentos, já que pode ser facilmente integrada às plataformas já existentes. Tudo isso terá impacto na eficiência do processo de vendas sem exigir a contratação de novos funcionários.

    iStock

    1. Visita virtual guiada

    É como se fosse um vídeo promocional, exceto pelo fato de ser produzido e filmado em 360°. Esse método é ótimo para propriedades já construídas. Para as que ainda estão em construção, a realidade virtual seria uma ferramenta revolucionária, pois poderia mostrar projetos inacabados de uma maneira totalmente inédita. Um exemplo é a produção de uma visita virtual a uma torre em Montreal. Como o objetivo era dar um toque de storytelling, foram misturados diferentes recursos de mídia com experiência virtual, como fotos 360°, vídeos e tecnologia 3D. As fotos serviram para definir o tom, com renderizações em 3D de alta qualidade em partes ainda inacabadas, como a cozinha e o quarto, para simular como ficaria a casa se estivesse pronta, mobiliada e decorada. A filmagem 360° foi usada para causar uma reação emocional, reforçada pela narração.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • mercado imobiliário
    • realidade virtual
    • Tecnologia

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • Forbes Saúde

      Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

    Últimas Notícias

    • Com Agenda Lotada, Papa Leão Dá Continuidade Ao Legado de Francisco

    • Paulo Whitaker/Reuters

      Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

    • Novo Papa Buscará “Construir Pontes” com Trump, Diz Cardeal de Nova York

    • Divulgação/Suzano

      Suzano Fecha 1º Trimestre com Resultado Operacional Abaixo do Esperado

    • CSN

      Prejuízo da CSN no 1º Trimestre Sobe para R$ 731,6 Mi

    • Por Que a Geração Z Tem Dificuldade em Encontrar a Felicidade

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.