Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Aumento das vendas no e-commerce vai ser maior que o das lojas físicas no Dia das Mães

Aumento das vendas no e-commerce vai ser maior que o das lojas físicas no Dia das Mães

Expectativa é faturar R$ 1,73 bilhão entre 29 de abril e 13 de maio

Leandro Manzoni
08/05/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

iStock
iStock

Expectativa é faturar R$ 1,73 bilhão entre 29 de abril e 13 de maio (iStock)

O e-commerce dá sinais de que deve continuar a registrar aumento de vendas neste ano no Dia das Mães. A estimativa é por uma movimentação de R$ 1,73 bilhão entre 29 de abril e 13 de maio, uma alta de 7% em relação a 2016, quando os números fecharam em vendas de R$ 1,62 bilhão. “Apesar do desemprego, 2017 vai ser melhor”, avalia Pedro Guasti, CEO da Ebit, empresa que monitora o comércio eletrônico brasileiro. Espera-se, também, uma expansão de 3% no número de pedidos, que passariam de 4,036 milhões para 4,155 milhões.

LEIA TAMBÉM: Por que os feriados prejudicam as vendas no e-commerce

O executivo aponta que, no mesmo período do ano passado, o cenário era de incertezas econômicas devido ao impeachment de Dilma Rousseff e uma taxa de inflação mais elevada. Atualmente, a confiança dos consumidores aumentou, mas ainda não é o suficiente para retomar o volume de vendas registrado entre 2003 e 2013, quando a taxa de crescimento era de 30% ao ano.

O valor médio das compras deve ser de R$ 416 no e-commerce, uma alta de 3,5% em relação a 2016

O valor médio das compras também deve registrar uma elevação no Dia das Mães deste ano, passando de R$ 402 para R$ 416, uma alta de 3,5%. “O ticket médio é maior do que no varejo tradicional devido à cesta de consumo no e-commerce”, explica Guasti, explicando que 60% do volume financeiro do comércio eletrônico vem das vendas de eletrodomésticos, celulares e eletrônicos.

Movimento nas lojas físicas

Já a projeção das lojas físicas é diferente. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), entidade que representa mais de 150 mil comerciantes (a maioria de micro e pequenas empresas), as vendas devem seguir o mesmo patamar do ano passado, talvez, no máximo, registrar uma alta entre 1% e 2%. “O país passa por um momento de transformação e de transição em que o varejo é um dos setores mais afetados da economia”, afirma Mauricio Stainoff, presidente da FCDLESP.

VEJA TAMBÉM: 30 dos mimos mais luxuosos do mundo para o DIA DAS MÃES

Mesmo assim, ele afirma que os lojistas estão um pouco mais confiantes neste Dia das Mães em relação ao do ano passado, acreditando também na recuperação da economia e das vendas. Os fatores apontados pelo presidente da entidade estão relacionados à liberação das contas inativas do FGTS e as menores taxas de juros e de inflação em 2017.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • dia das mães
  • e-commerce
  • Varejo

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

Últimas Notícias

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: as Perspectivas para a Inflação de Abril

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.