O SEO (Search Engine Optimization), conhecido também como otimização de sites, é um meio de aumentar o tráfego com o uso de estratégias e técnicas que fazem o endereço eletrônico ganhar destaque nos mecanismos de buscas, como Google e Bing. Ele é um ingrediente essencial para o marketing digital há anos, e existem muitos livros sobre o assunto disponíveis atualmente.
LEIA MAIS: 12 estratégias de SEO mais eficientes para 2017
O SEO não precisa ser um assunto cheio de mistério e confusão para os empreendedores que estão no comando de startups. E, como é uma ciência, ele tem muitos componentes complexos, que fazem com que funcione quando é preciso atrair uma audiência específica. E, graças a muitos experts no assunto, que passaram anos aperfeiçoando seu conhecimento, agora temos várias obras essenciais sobre o assunto, capazes de oferecer suporte para a implementação das estratégias.
Ler cada um destes livros pode fornecer aprendizados, descobertas e muita compreensão sobre como alavancar essa estratégia em seu próprio negócio. Tome notas, organize as dicas para alinhar com sua própria estratégia de marketing e detecte onde as mudanças podem ser feitas em relação ao modo como você usa o SEO.
LEIA TAMBÉM: 5 livros que Bill Gates recomenda para esta temporada
A maioria dos livros inclui etapas que você pode implementar imediatamente. Além disso, você sempre pode retornar aos livros como guias quando precisar atualizar sua memória.
Veja na galeria de fotos 7 livros essenciais sobre SEO que todas os donos de startups deveriam ler em 2017 (nenhum deles ainda está disponível em português):
-
1. SEO for Growth: The Ultimate Guide for Marketers, Web Designers & Entrepreneurs, de John Jantsch e Phil Singleton
O SEO trata de atingir um crescimento. Muitas vezes você tem um produto incrível e sabe quem quer atingir, mas não consegue alcançar essas pessoas. O livro de John Jantsch e Phil Singleton é ótimo se você for novo em otimização de sites. Ele vai levá-lo diretamente até as maneiras de localizar e engajar uma audiência específica.
-
2. Social Media: Marketing Strategies for Rapid Growth Using: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest and YouTube, de John Williams
Uma presença dinâmica nas redes sociais é essencial para uma estratégia de SEO efetiva. Este é o modo mais rápido e fácil de ter backlinks orgânicos para o site da empresa. John Williams fornece conhecimento crítico das redes sociais para o dinâmico mundo do marketing digital de hoje. Tanto os veteranos da indústria quanto os novatos vão encontrar táticas valiosas para integrar nas suas estratégias de SEO.
-
3. The SEO Battlefield: Winning Strategies for Search Marketing Programs, de Anne Ahola Ward
Escrito pela cientista e especialista no assunto Anne Ahola Ward, este livro é essencial para estratégias de otimização de buscas. Ele é um manual indispensável para dominar o SEO e campanhas para um crescimento escalável. Além disso, também abrange as estratégias pagas.
-
4. Predictive Analytics: The Power to Predict Who Will Click, Buy, Lie, or Die, de Eric Siegel
Os dados são a espinha dorsal da otimização de uma pesquisa eficaz e duradoura. Sem eles, os SEOs não são eficientes. Eric Siegel oferece um texto acessível e uma nova visão sobre os megadados. Este é um importante livro de referência para os profissionais de SEO.
-
Anúncio publicitário -
5. Data Analytics Made Accessible: 2017 edition, de Anil Maheshwari
A atualização de 2017 de Anil Maheshwari é excelente para entender a conexão inerente entre a ciência dos dados e o SEO. Não se deixe enganar pela sua capa “chata”. Este livro é uma das muitas obras essenciais sobre o tema, engajando e oferecendo táticas fáceis de aplicar.
-
6. X: The Experience When Business Meets Design, Brian Solis
Brian Solis entende que o design e a experiência são essenciais para manter os usuários na página. Isso também afeta o sucesso da estratégia de SEO de uma empresa. Quando os consumidores confiam em seu site, os robôs da web, encarregados de automatizar processos, rastreiam isso. O lançamento de 2015 de Solis sobre a experiência do usuário é ainda mais relevante no cenário atual do SEO.
-
7. Information Architecture: For the Web and Beyond, de Louis Rosenfeld, Peter Morville e Jorge Arango
Quando você for definir uma estratégia de SEO, é importante promover uma experiência unificada para o usuário em todas as suas plataformas. Pense na experiência do seu cliente como um ecossistema. Entender a arquitetura da informação vai ajudá-lo a construir um programa de SEO que reforça e constrói esse ecossistema.
1. SEO for Growth: The Ultimate Guide for Marketers, Web Designers & Entrepreneurs, de John Jantsch e Phil Singleton
O SEO trata de atingir um crescimento. Muitas vezes você tem um produto incrível e sabe quem quer atingir, mas não consegue alcançar essas pessoas. O livro de John Jantsch e Phil Singleton é ótimo se você for novo em otimização de sites. Ele vai levá-lo diretamente até as maneiras de localizar e engajar uma audiência específica.