A Airbus lançou uma plataforma de serviços digitais que, segundo a empresa, permitirá às companhias aéreas voarem de forma mais eficiente ao analisar dados para ajudá-las com manutenção, redução da queima de combustível e otimização de rotas.
LEIA MAIS: 10 melhores companhias aéreas do mundo
A plataforma é alimentada pela empresa do Vale do Silício Palantir, enquanto a Airbus trabalha com companhias aéreas como a AirAsia, Peach, easyJet e Emirates para demonstrar os benefícios da análise de dados. “Temos cerca de 400 sensores em nossas aeronaves. Com o equipamento da Airbus, passaremos para 24 mil sensores, o que significa que poderemos analisar muito mais do que podíamos até agora”, disse o presidente-executivo da AirAsia, Tony Fernandes, acrescentando que os dados podem ser usados para melhorar os tempos de resposta, treinamento, segurança e aplicações promocionais.
Os dados também podem ser usados para aprimorar o processo de manutenção preventiva, permitindo que as companhias aéreas troquem peças antes que elas falhem e reduzindo, assim, o tempo no chão.
(Com Reuters)