Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Fotos / Como grandes talentos podem impulsionar startups

Como usar os melhores talentos para fazer sua startup crescer

Uma boa gestão deve ter estratégias para antes e depois do período de seleção

Redação
16/06/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Nós estamos vivendo a era da startups. Estima-se que 50 milhões delas sejam criadas todos os anos – aproximadamente 137 mil por dia. No entanto, acredita-se que este tipo de empresa esteja perdendo sua reputação de local ideal para trabalhar entre os jovens talentos. Atualmente, não existe praticamente nenhuma diferença na quantidade de candidatos com MBA que querem trabalhar em empresas com 10 mil funcionários ou mais e naquelas com menos de 100 colaboradores.

VEJA MAIS: 10 características mais comuns em chefes ruins

Isso significa que, para que as startups atraiam e mantenham talentos, o que as ajuda a crescer e superar os obstáculos de financiamento, elas precisam construir desde cedo uma capacidade de gestão de talentos. No entanto, a maioria não o faz.

Mais do que apenas atraentes manobras de recrutamento, uma boa gestão de talentos acontece antes e depois da seleção. Muitas startups têm como objetivo principal entrevistar bons candidatos – e deixam o resto ao acaso.

LEIA TAMBÉM: 6 sinais de que suas relações de trabalho não estão indo bem

Alisa Cohn, coach executiva da cidade de Nova York especialista em líderes de startups, e Max Brown e Marissa Peretz, sócios na empresa de recrutamentos Silicon Beach Talent, dão dicas sobre o que as startups devem fazer para cultivar grandes talentos e alcançar o sucesso.

Veja na galeria de fotos:

  • Tenha em mente o longo prazo na hora de contratar
 
Muitas startups pensam apenas no curto prazo na hora de contratar. Mais do que analisar qual talento a empresa vai precisar daqui um ano, as contratações têm em vista a urgência das tarefas que precisam ser feitas no momento. Segundo Alisa, “executivos de startups não contratam com uma perspectiva de longo prazo. Em vez de pensar sobre que nível de habilidade eles precisam em um líder ou quais habilidades uma pessoa técnica vai precisar mais tarde, focam no que é imediato. Cada contratação está diretamente relacionada à maneira como você está construindo a marca da sua empresa para atrair grandes talentos mais tarde”.
 
Janelas de tempo de seis, 12 e 18 meses, quando cuidadosamente planejadas, podem revelar a necessidade vital por certas habilidades nem sempre aparentes. Contratar pessoas que podem tanto ter o know-how de que a empresa irá precisar em 18 meses quanto as que são necessárias naquele momento é um investimento muito melhor. Segundo Marissa, “ao mesmo tempo em muitos líderes sabem o quão importante é pensar em prazos mais longos na hora de contratar, as coisas que precisam ser feitas imediatamente acabam prejudicando esta lógica. O problema é que, quando uma empresa contrata apenas para as tarefas mais urgentes, acaba tendo de substituir essas pessoas mais tarde”.
    iStock

    Tenha em mente o longo prazo na hora de contratar

    Muitas startups pensam apenas no curto prazo na hora de contratar. Mais do que analisar qual talento a empresa vai precisar daqui um ano, as contratações têm em vista a urgência das tarefas que precisam ser feitas no momento. Segundo Alisa, “executivos de startups não contratam com uma perspectiva de longo prazo. Em vez de pensar sobre que nível de habilidade eles precisam em um líder ou quais habilidades uma pessoa técnica vai precisar mais tarde, focam no que é imediato. Cada contratação está diretamente relacionada à maneira como você está construindo a marca da sua empresa para atrair grandes talentos mais tarde”.

    Janelas de tempo de seis, 12 e 18 meses, quando cuidadosamente planejadas, podem revelar a necessidade vital por certas habilidades nem sempre aparentes. Contratar pessoas que podem tanto ter o know-how de que a empresa irá precisar em 18 meses quanto as que são necessárias naquele momento é um investimento muito melhor. Segundo Marissa, “ao mesmo tempo em muitos líderes sabem o quão importante é pensar em prazos mais longos na hora de contratar, as coisas que precisam ser feitas imediatamente acabam prejudicando esta lógica. O problema é que, quando uma empresa contrata apenas para as tarefas mais urgentes, acaba tendo de substituir essas pessoas mais tarde”.

  • Saiba para quais habilidades você está selecionando
 
Por mais básico que isso possa parecer, é vital identificar as habilidades e os atributos que você precisa e pensar como você vai cultivar os talentos contratados. Um currículo não te dirá isso necessariamente. Entender sua própria estratégia e as capacidades requeridas para alcançá-las é a chave do sucesso. 
 
Segundo Alisa, “líderes devem olhar para três áreas críticas para selecionar o talento certo: a profundidade técnica de um candidato em sua área; suas habilidades interpessoais; e sua maturidade emocional para lidar com ambiguidades e com a necessidade de estar em contínuo aprendizado”. Mais do que apenas relatos superficiais do histórico de carreira, os candidatos devem provar sua proficiência nessas três áreas por meio de demonstrações de produtos de trabalho, simulações, entrevistas comportamentais e outras abordagens de seleção baseadas em evidência para aumentar a  confiança de que você está de fato contratando quem você precisa.
    iStock

    Saiba para quais habilidades você está selecionando

    Por mais básico que isso possa parecer, é vital identificar as habilidades e os atributos que você precisa e pensar como você vai cultivar os talentos contratados. Um currículo não te dirá isso necessariamente. Entender sua própria estratégia e as capacidades requeridas para alcançá-las é a chave do sucesso.

    Segundo Alisa, “líderes devem olhar para três áreas críticas para selecionar o talento certo: a profundidade técnica de um candidato em sua área; suas habilidades interpessoais; e sua maturidade emocional para lidar com ambiguidades e com a necessidade de estar em contínuo aprendizado”. Mais do que apenas relatos superficiais do histórico de carreira, os candidatos devem provar sua proficiência nessas três áreas por meio de demonstrações de produtos de trabalho, simulações, entrevistas comportamentais e outras abordagens de seleção baseadas em evidência para aumentar a confiança de que você está de fato contratando quem você precisa.

  • Desenhe planos de carreira para pessoas capazes de crescer
 
Nunca é cedo demais para considerar como será o desenho da organização no futuro. A desordem tão comum no mundo das startups não é permanente - ir de cargos do tipo “faz-tudo” para outros mais específicos é inevitável. Empreendedores devem investir um pouco de seu tempo desde cedo para desenhar o organograma de que eles irão precisar mais tarde. Segundo Brown, “o que você precisa na etapa de financiamento do MVP (produto viável mínimo) é muito diferente do que é necessário para a Série A (rodada de investimentos inicial para capitalistas de risco). 
 
No entanto, muitos líderes de startups são jovens e inexperientes. Eles não trabalharam em organizações maduras ou fora de suas áreas de atuação, então não tiveram a chance de vivenciar como empresas com planos de carreira funcionam”. Segundo Alisa, se você não definir com clareza expectativas e cargos sólidos, você pode até ter as pessoas certas, mas elas não saberão o que fazer a não ser que sejam constantemente lembradas. Isso cria a tradicional falha ao delegar. “Os fundadores concluem que as pessoas não podem fazer algo tão bem quanto eles fazem, então nunca delegam. A pior consequência é que os grandes talentos não são mais treinados ou preparados para assumir responsabilidades maiores um ano após a contratação.” 
 
Estabelecer processos de aprendizado e desenvolvimento e práticas rotineiras de coaching ajuda a  garantir que as pessoas adquiram novos conhecimentos e habilidades para acompanhar a intensificada “mitose” - a subdivisão de trabalho cada vez mais especializado - quando a organização cresce.
    iStock

    Desenhe planos de carreira para pessoas capazes de crescer

    Nunca é cedo demais para considerar como será o desenho da organização no futuro. A desordem tão comum no mundo das startups não é permanente – ir de cargos do tipo “faz-tudo” para outros mais específicos é inevitável. Empreendedores devem investir um pouco de seu tempo desde cedo para desenhar o organograma de que eles irão precisar mais tarde. Segundo Brown, “o que você precisa na etapa de financiamento do MVP (produto viável mínimo) é muito diferente do que é necessário para a Série A (rodada de investimentos inicial para capitalistas de risco).

    No entanto, muitos líderes de startups são jovens e inexperientes. Eles não trabalharam em organizações maduras ou fora de suas áreas de atuação, então não tiveram a chance de vivenciar como empresas com planos de carreira funcionam”. Segundo Alisa, se você não definir com clareza expectativas e cargos sólidos, você pode até ter as pessoas certas, mas elas não saberão o que fazer a não ser que sejam constantemente lembradas. Isso cria a tradicional falha ao delegar. “Os fundadores concluem que as pessoas não podem fazer algo tão bem quanto eles fazem, então nunca delegam. A pior consequência é que os grandes talentos não são mais treinados ou preparados para assumir responsabilidades maiores um ano após a contratação.”

    Estabelecer processos de aprendizado e desenvolvimento e práticas rotineiras de coaching ajuda a garantir que as pessoas adquiram novos conhecimentos e habilidades para acompanhar a intensificada “mitose” – a subdivisão de trabalho cada vez mais especializado – quando a organização cresce.

  • Não contrate com base em sua própria imagem
 
Um dos principais problemas de empreendedores com grandes ideias é construir organizações ao redor de si mesmos e, por isso, incapazes de crescer. Segundo Marissa, “empreendedores ficam muito animados quando encontram pessoas que se parecem com eles, aquelas com as quais eles acreditam que irão ‘se dar bem’. Eles naturalmente procuram por similaridades, então algumas pessoas são contratadas apenas com base nisso.” Líderes tendem a superestimar as forças e minimizar as fraquezas dos candidatos quando sentem que são parecidos com eles próprios. Pior ainda: acabam diluindo o potencial de pensamentos diversos sobre sua necessidade de inovação contínua. Isso estabelece a comum situação em que os fundadores não conseguem seu financiamento porque os investidores não acreditam que eles tenham o time certo para crescer.
    iStock

    Não contrate com base em sua própria imagem

    Um dos principais problemas de empreendedores com grandes ideias é construir organizações ao redor de si mesmos e, por isso, incapazes de crescer. Segundo Marissa, “empreendedores ficam muito animados quando encontram pessoas que se parecem com eles, aquelas com as quais eles acreditam que irão ‘se dar bem’. Eles naturalmente procuram por similaridades, então algumas pessoas são contratadas apenas com base nisso.” Líderes tendem a superestimar as forças e minimizar as fraquezas dos candidatos quando sentem que são parecidos com eles próprios. Pior ainda: acabam diluindo o potencial de pensamentos diversos sobre sua necessidade de inovação contínua. Isso estabelece a comum situação em que os fundadores não conseguem seu financiamento porque os investidores não acreditam que eles tenham o time certo para crescer.

  • Anúncio publicitário
  • Não tenha medo de realizar cortes necessários
 
Em startups, a rotatividade é uma realidade inevitável para a qual a maioria dos líderes não está pronta. Ao longo do tempo, a rotina de criar e testar tecnologias, preparar-se para rodadas de investimento e executar objetivos de curto prazo podem fazer com que os empreendedores percam de vista habilidades atrofiadas. Seja por causa da falha em oferecer o coaching e o desenvolvimento necessários, da contratação errada ou da simples necessidade de habilidades diferentes, os líderes precisam aceitar a inevitabilidade da rotatividade. 
 
Segundo Alisa, “líderes fazem um desserviço a si mesmos quando não consideram normal esta realidade. A necessidade de contratar talentos diferentes é consequência do sucesso”. Ignorar a necessidade de dar um upgrade nos talentos apenas aumenta o sacrifício mais tarde.
 
Boas práticas de gestão de talentos não são apenas para organizações maduras que têm os recursos para investir. Toda startup, independentemente de quão pequena seja, pode instituir disciplinas para atrair, selecionar e desenvolver talentos que a garantam viabilidade no longo prazo. Esta é uma questão do tipo “pague agora ou pague mais tarde”. Se você falhar em investir agora, o custo mais tarde pode ser muito maior.
    iStock

    Não tenha medo de realizar cortes necessários

    Em startups, a rotatividade é uma realidade inevitável para a qual a maioria dos líderes não está pronta. Ao longo do tempo, a rotina de criar e testar tecnologias, preparar-se para rodadas de investimento e executar objetivos de curto prazo podem fazer com que os empreendedores percam de vista habilidades atrofiadas. Seja por causa da falha em oferecer o coaching e o desenvolvimento necessários, da contratação errada ou da simples necessidade de habilidades diferentes, os líderes precisam aceitar a inevitabilidade da rotatividade.

    Segundo Alisa, “líderes fazem um desserviço a si mesmos quando não consideram normal esta realidade. A necessidade de contratar talentos diferentes é consequência do sucesso”. Ignorar a necessidade de dar um upgrade nos talentos apenas aumenta o sacrifício mais tarde.

    Boas práticas de gestão de talentos não são apenas para organizações maduras que têm os recursos para investir. Toda startup, independentemente de quão pequena seja, pode instituir disciplinas para atrair, selecionar e desenvolver talentos que a garantam viabilidade no longo prazo. Esta é uma questão do tipo “pague agora ou pague mais tarde”. Se você falhar em investir agora, o custo mais tarde pode ser muito maior.

    iStock

    Tenha em mente o longo prazo na hora de contratar

    Muitas startups pensam apenas no curto prazo na hora de contratar. Mais do que analisar qual talento a empresa vai precisar daqui um ano, as contratações têm em vista a urgência das tarefas que precisam ser feitas no momento. Segundo Alisa, “executivos de startups não contratam com uma perspectiva de longo prazo. Em vez de pensar sobre que nível de habilidade eles precisam em um líder ou quais habilidades uma pessoa técnica vai precisar mais tarde, focam no que é imediato. Cada contratação está diretamente relacionada à maneira como você está construindo a marca da sua empresa para atrair grandes talentos mais tarde”.

    Janelas de tempo de seis, 12 e 18 meses, quando cuidadosamente planejadas, podem revelar a necessidade vital por certas habilidades nem sempre aparentes. Contratar pessoas que podem tanto ter o know-how de que a empresa irá precisar em 18 meses quanto as que são necessárias naquele momento é um investimento muito melhor. Segundo Marissa, “ao mesmo tempo em muitos líderes sabem o quão importante é pensar em prazos mais longos na hora de contratar, as coisas que precisam ser feitas imediatamente acabam prejudicando esta lógica. O problema é que, quando uma empresa contrata apenas para as tarefas mais urgentes, acaba tendo de substituir essas pessoas mais tarde”.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Fotos
    • startup
    • talento

    As mais lidas agora

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    • Forbes Agro

      Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

    Últimas Notícias

    • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

    • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

    • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

    • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

    • Foto de raios vistos do espaço

      Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

    • mães kuntuala

      Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.