Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Demanda por voos domésticos da Azul cresce 14,3% em maio

Demanda por voos domésticos da Azul cresce 14,3% em maio

Já a concorrente Gol registrou queda de 1,9%

Reuters
12/06/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Azul teve elevação de 15,1% na oferta de assentos em maio (Getty Images)

As companhias aéreas Gol e Azul divulgaram nesta segunda-feira (12/06) dados divergentes sobre desempenho de tráfego no mercado doméstico em maio, com a segunda mostrando forte crescimento na demanda e na oferta de voos.

LEIA MAIS: IPO consolida fundador da Azul como bilionário em dólar

A Azul reportou alta de 14,3% na demanda por voos domésticos em maio ante igual mês do ano passado, com elevação de 15,1% na oferta de assentos.

No caso da Gol, líder no mercado doméstico de transporte aéreo de passageiros, a demanda caiu 1,9% e oferta recuou 3,2%.

Desse modo, a taxa de ocupação nos voos da Azul, terceira maior aérea no mercado doméstico, cedeu 0,5% em maio, para 78%, enquanto, na Gol, melhorou para 76,9%, elevação de 1,1%.

Os dados do sistema total da Azul, que incluem voos nacionais e internacionais, mostraram alta de 20,4% na demanda em maio e elevação de 20% na oferta, com aumento de 0,2% na taxa de ocupação total, para 79,8%.

RANKING: 10 melhores companhias aéreas do mundo

No caso da Gol, também considerando o total, houve queda de 2,4% na demanda e declínio de 4,6% na oferta, levando a taxa de ocupação para 76,6%, acréscimo de 1,7%.

Analistas de mercado destacaram em relatórios recentes que o modelo de negócios da Azul, com crescimento por meio do desenvolvimento de novos mercados e forte exposição regional, a coloca em uma forte posição competitiva.

Considerando apenas os números internacionais, a demanda da Azul subiu 59,7% no mês passado e a oferta teve alta de 55,4%, com a taxa de ocupação chegando a 89,6%, 2,4% acima do nível observado em maio de 2016.

Nesse quesito, a Gol viu a demanda recuar 6,6% e a oferta ceder 14,5%, o que resultou em um aumento de 6,3% na taxa de ocupação das aeronaves, para 73,9%.

(Por Paula Arend Laier, com reportagem adicional e edição de Gabriela Mello)

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Azul
  • companhia aérea
  • Gol

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Colunas

    O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como

Últimas Notícias

  • GOL

    GOL Vai Propor a Acionistas Aumento de Capital de até R$19,25 Bilhões

  • IPCA

    Alta do IPCA Desacelera em Abril, Mas Alimentos e Saúde Pesam

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.